25.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de outubro, 2024

Moka é indicado para presidir comissão que vai analisar MPs

Política – 28/03/2012 – 10:03

O senador Waldemir Moka (PMDB) foi indicado nesta terça-feira para presidir a comissão que vai analisar as MPs (Medidas Provisórias) indicadas pela Presidência da República.

Moka foi eleito em acordo entre líderes da Casa. A primeira reunião do grupo ocorre na quinta-feira, quando serão definidas a organização dos trabalhos e o cronograma, informa o peemedebista.

A criação da comissão atende determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), que, no último dia 7, proibiu a aprovação de MPs sem prévia avaliação de deputados federais e senadores.

A medida surgiu após o STF julgar a legalidade do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Isto porque, à medida que resultou na criação do instituto, feita em 2007, não foi apreciada por uma comissão mista, o que bastava para que o próprio instituto fosse considerado irregular.

Antes mesmo da criação da comissão havia a confirmação de que o senador seria integrante do grupo. O parlamentar explica que a principal função será julgar a admissibilidade, que julga se o assunto é constitucional ou tem relevância, além do mérito das MPs.

“A partir da aprovação da comissão a medida passa a tramitar primeiro na Câmara e depois no Senado. Sem a aprovação não vai a plenário para votação”, explica.

Geralmente, o prazo de tramitação entre a Câmara e o Senado é de 120 dias, mas como o tempo não é divido em igual proporção, acaba que a medida chega em cima da hora a uma Casa ou outra, fazendo com que sejam aprovadas, visto a necessidade, na maioria dos casos.

Além disso, uma prévia avaliação pode evitar que os deputados e senadores percam tempo votando uma medida sem relevância.

O senador destaca que formação da comissão terá grande importância por conta da grande quantidade de MPs enviadas pela presidência.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre aos 76 anos Arlete Campos, irmã de Romeu de Campos Júnior

Ex-proprietária da Rádio Caçula, faleceu nesta terça-feira, 22 em Campo Grande após complicações de saúde.

Menor é apreendido após ser flagrado pela GETAM traficando na Lagoa Maior

Militares flagraram transação de venda de drogas durante ronda noturna.

Mais de 200 vagas de emprego são disponibilizadas pela Casa do Trabalhador nesta terça

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.