25.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de outubro, 2024

Desvio e parceria são soluções para passagens de níveis

Política – 28/03/2012 – 08:03

ANDRADINA – Em uma reunião histórica ocorrida no Paço Municipal sentaram-se à mesma mesa representantes da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o prefeito Jamil Ono (PT) e sua equipe de Governo, representantes da América Latina Logística (ALL) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O saldo do encontro foi o consenso sobre a implantação de um contorno ferroviário para solucionar de vez o problema e uma parceria com a ALL para garantir a segurança nas passagens enquanto a obra não vem.

A ideia do encontro ocorreu durante reunião com o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas, Noboru Ofugi, em Brasília. A pedido do prefeito Jamil Ono, aproveitando a visita de técnicos da ANTT, representantes da ALL e Dnit também foram convocados.

Estiveram presentes Paulo Roberto Nunes – diretor da Agencia Regional do Dnit de São José do Rio Preto, especialista de Transportes Terrestres da ANTT, Paulo Jorge Costa e a coordenadora de Patrimônio da ALL, Fabíola Carazzai.

Da equipe de governo participaram os secretários municipais José Henrique Pastorelli (Administração e Finanças), Ernaldo Calvoso (Obras e Infraestrutura), Claudio Gottardo Filho (Ambiente), Flavio Moreira (Esportes), assessores jurídicos Giovane Martinez e Hygor Grecco, coordenadores Haruo Kojo (Planejamento), Pedrinho Bentivóglio (Assuntos Estratégicos), o Ouvidor Público Manoel Messias de Almeida e do chefe da Divisão de Trânsito, Lucas Teixeira.

Após rápida reunião, representantes da ALL, Dnit e ANTT foram conferir “in loco” a situação de cada passagem de nível e caberá à ANTT a formulação de estudo minuncioso apontando a solução técnica para uma sinalização eficiente e ou outras saídas para a manutenção da segurança nas travessas.

“Desde o início da concessão pública essa é a primeira vez que as partes envolvidas sentam para discutir uma solução para o caso, isso por si só já é um ato histórico”, avaliou Messias.

De posse dos estudos da ANTT o Governo de Andradina tentará uma parceria com a ALL para promover uma sinalização eficiente ou outros dispositivos de segurança nas passagens de níveis.

“Desde o início das discussões o que buscávamos era a mudança do tratamento da linha férrea na cidade e isso estamos conseguindo”, disse Messias, lembrando que a discussão passou por São Paulo e Brasília até que viesse ser debatida em Andradina.

Além da segurança nas travessias férreas a questão de manutenção da área operacional no entorno da linha férrea foi debatida. A representante da ALL negou conhecimento das denúncias e ofícios encaminhados pelo Governo de Andradina e abriu um elo de comunicação direto com a sede da empresa em Curitiba, visando a solução desses impasses.

CONTORNO – Mais uma vez a tendência das discussões na reunião aponta para a implantação de um contorno ferroviário para solucionar de vez a questão. O contorno retiraria transferiria a linha férrea da área urbana para a rural. Essa possibilidade já esta prevista noProsefer (Programa de Segurança Ferroviária).

“Esse programa do Governo Federal tem por objetivo aumentar a produtividade e segurança do sistema ferroviário. O custo dessa operação em Andradina seria entre R$ 80 e R$ 100 milhões”, disse.

Fonte: Secom/Prefeitura / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre aos 76 anos Arlete Campos, irmã de Romeu de Campos Júnior

Ex-proprietária da Rádio Caçula, faleceu nesta terça-feira, 22 em Campo Grande após complicações de saúde.

Menor é apreendido após ser flagrado pela GETAM traficando na Lagoa Maior

Militares flagraram transação de venda de drogas durante ronda noturna.

Mais de 200 vagas de emprego são disponibilizadas pela Casa do Trabalhador nesta terça

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.