Política – 23/03/2012 – 09:03
Representantes da Força Sindical em Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima, em Três Lagoas, Eurídes Silveira de Freitas – que também é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas – do Sindicato dos Empregadores no Comércio de Campo Grande, Nelson Benites, do Sintiespav-MS (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil Pesada, Pavimentação e Obras de Terraplanagem), Antônio Luiz de Oliveira e do vice-presidente do Sintricom – Três Lagoas (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Imobiliário e Cerâmica de Três Lagoas), Donizeth Moreira reuniram-se com a prefeita Márcia Moura para apresentar uma série de reivindicações em prol dos seus filiados.
A reunião ocorreu na tarde desta quarta feira 21, no gabinete da prefeita. A diretora do Departamento de Assistência Social, Cristina Martins Gonçalves, também participou, representando a secretária Lúcia Firmino.
Na oportunidade, os sindicalistas solicitaram uma série de ações para beneficiar os trabalhadores da construção civil, que atualmente chegam a 15 mil, em Três Lagoas. São elas: limpeza de terrenos baldios localizados perto ou do lado dos alojamentos; mais atividades culturais para atender a demanda de trabalhadores; e a colocação de mais banheiros químicos, durante a realização do projeto “Lagoa Show”.
Ao detalhar melhor cada pedido, os representantes da Força e dos Sindicatos pontuaram o seguinte:
Limpeza dos terrenos baldios – o objetivo é que os terrenos sejam transformados em campos de futebol para lazer dos trabalhadores e em locais, onde já existem campos, que seja feito pelo menos mais um.
Atividades culturais – através do Departamento de Cultura e da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer promover mais atividades específicas para os trabalhadores, como forma de oferecer mais lazer para os mesmos.
Banheiros químicos – colocar banheiros também na região dos quiosques, próximo a biblioteca municipal, além dos que já são colocados próximo ao palco do “Lagoa Show”.
Como resposta imediata, a prefeita disse que estudará a questão da limpeza dos terrenos e orientou os representantes dos trabalhadores a buscarem os responsáveis pelos departamentos de cultura e obras para tratar das ações culturais e banheiros químicos. “Tudo que estiver a meu alcance viabilizaremos”, frisou Márcia.
Cursos – Ainda durante a reunião com a prefeita, o presidente do sindicato dos empregados do comércio local, Eurídes Freitas informou que a partir da próxima segunda-feira (26), serão retomadas as qualificações de trabalhadores, através do projeto “Donos do Futuro”.
O projeto teve início em 2011, através de uma parceria entre o Sindicato dos empregados, o sindicato patronal e o sindicato dos contabilistas. O Sebrae também é parceiro da iniciativa, ao disponibilizar instrutores para ministrar cursos.
“Para acompanhar o crescimento e a demanda de mão de obra qualificada, os trabalhadores, e também, os jovens têm que se qualificar sempre”, destaca Eurídes Freitas.
O primeiro curso a ser oferecido é o de “Departamento Pessoal”, que qualificará funcionários de escritórios da cidade. O próximo, previsto para a segunda quinzena de abril, será de “vendas e atendimento ao cliente”.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação