Saúde – 22/03/2012 – 17:03
Foi realizada ontem, quarta-feira (21) às 14h30, a audiência pública da comissão Especial para Acompanhamento dos Problemas da Santa Casa no Plenário Edrom Reverdito, Câmara Municipal, com a participação da junta interventora e a Diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande, a ABCG. Na audiência foram discutidos o andamento da Santa Casa, o maior hospital do Estado, e na ocasião estiveram presentes o Presidente da ABCG, Wilson Teslenco e membros da Associação, o Diretor-Presidente da junta interventora Issam Moussa, e alguns funcionários do hospital.
A banca estava composta pela Comissão Especial para Acompanhamento dos Problemas da Santa Casa, sendo, os vereadores Dr. Loester (Presidente), Athayde Nery (Relator), Paulo Siufi, Thaís Helena, Alex, Lidio Lopes, Paulo Pedra, e Dr. Jamal. Segundo Dr. Loester Nunes (PMDB), presidente da comissão, a junta interventora não teria apresentado o relatório atualizado de acompanhamento dos problemas da Santa Casa à Câmara, sendo uma das coisas esperadas para a audiência, porém a junta interventora alegou não ter esses dados atualizados.
Segundo as avaliações expostas na audiência, as melhorias no hospital só vêm acontecendo de nove meses para cá, e ainda envolveu algumas críticas a respeito dos fechamentos de setores, como por exemplo, o setor pediátrico do ProntoMed. O Presidente da ABCG Wilson Teslenco apresentou alguns questionamentos para a junta interventora a respeito do sucateamento da Santa Casa, fechamento de alguns setores no hospital, redução do numero de leitos e a grande elevação da dívida da instituição.
O assessor jurídico da ABCG, Carmelino Rezende afirmou que quando a ABCG voltar para a direção da Santa Casa, eles terão dois desafios importantes, sendo, implementar a transparência com a prestação de contas para a sociedade por meio da internet, informando todos os gastos e investimentos do hospital, e a formação de uma gestão com a ampla participação da sociedade organizada, para ajudar a administrar a Santa Casa. A devolução da Santa Casa para a gestão da ABCG está prevista para 2013 conforme decisão judicial.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa