21.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de outubro, 2024

Importação de carne cresce 50% em meio à retração do setor pecuário

14/06/2015 – Atualizado em 14/06/2015

Importação de carne

cresce 50% em meio à
retração do setor pecuário

Apenas em Mato Grosso do Sul, dez frigoríficos encerraram as atividades em 2014 e 2015

Por: Correio do Estado

Com a redução da produção e o consumo interno de carne bovina aquecido, o País aumenta, acentuadamente, a importação do alimento, ao mesmo tempo em que frigoríficos fecham as portas e as exportações despencam. Apenas em Mato Grosso do Sul, dez unidades frigoríficas encerraram as atividades em 2014 e 2015, e, somente neste ano, aproximadamente 2 mil trabalhadores foram demitidos. Enquanto isso, a compra de carne de outros países, sobretudo do Paraguai, cresce expressivamente. O volume do produto importado pelo Estado triplicou em cinco anos e, em relação a 2014, é 50,2% maior. As importações brasileiras da carne paraguaia, que entrou por Mato Grosso do Sul, dispararam em 113% na comparação entre os cinco primeiros meses deste ano e de 2014.

Para analistas de mercado, esse quadro decorre da baixa oferta interna de gado e do aumento das operações dos frigoríficos brasileiros em outros países, como Paraguai e Uruguai. De acordo com o estrategista de pecuária de corte da Rural Business, Júlio Brissac, os frigoríficos brasileiros respondem, no conjunto, pela maior parte dos abates e das vendas externas da carne produzida no Paraguai. No Uruguai, três grupos brasileiros – JBS, Marfrig e Minerva – são responsáveis por 45% das exportações do produto.

Enquanto elevam as operações em outros países, os frigoríficos brasileiros reduzem a produção interna. Entre outros fatores, esse movimento decorre do menor custo para se produzir fora (especificamente, nos países vizinhos) – a mão de obra é mais barata (por causa da precariedade da legislação trabalhista), a carga tributária é reduzida e outras despesas, como energia, também são, de modo geral, inferiores às do Brasil.

Foto: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idosos comemoram inauguração da nova piscina aquecida do Tia Nega

Os eventos incluem churrasco e música ao vivo, criando um ambiente festivo e acolhedor. Hoje, recebemos a presença de três CRAS, proporcionando um momento de socialização e alegria para a comunidade.

Fios elétricos da casa de bombas do piscinão do Jardim Cangalha são furtados

Conforme a pasta, foram furtados os fios do relógio e o padrão de energia das bombas d’água e a caixa do padrão foi quebrada, comprometendo o funcionamento adequado do sistema de drenagem na região.

Atleta da SEJUVEL é convocada para representar a seleção brasileira de atletismo

Entre seus principais títulos estão o Campeonato Brasileiro Sub-18 de 2023 e a conquista nos Jogos da Juventude de 2023.