25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de outubro, 2024

MS reduz produção de sete culturas e safra total deve cair 1,5% em 2015

10/04/2015 – Atualizado em 10/04/2015

De acordo com divulgação do IBGE o total produzido não deve passar de 14,6 milhões de toneladas

Por: Campo Grande News

A estimativa para os resultados da safra 2015 de cereais, leguminosas e oleaginosas continuam pessimistas, visto que houve aumento de área e produção de algumas culturas, mas reduções significativas de outras partes em Mato Grosso do Sul. O total produzido não deve passar de 14,6 milhões de toneladas, o que significa 1,5 % a menos do que o colhido na safra anterior, segundo levantamento divulgado hoje (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A estimativa de março para a safra é 0,2 % inferior a calculada no mês de fevereiro. Com redução de 0,1% na área a ser colhida, a produção de milho deve diminuir 8,2 %, em relação ao ciclo anterior.

Contabiliza perda de área também a cultura de algodão. Nesta safra, já são 15,1 % a menos em volume para colheita e espera-se 18,6 % a menos em produção.

Menos expressivas em Mato Grosso do Sul, as produções de feijão, abacaxi, café, tomate e trigo também serão reduzidas conforme a estimativa, feita a partir do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), realizado mensalmente com dados das Comea (Comissões Municipais) e/ou COREA (Comissões Regionais); consolidados em nível estadual pelos GCEA (Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias).

Com redução de área de 2,5 %, a produção de feijão deve cair 7,9 %. Para a produção de abacaxi está prevista queda de 8,3 %, embora aumento de área de 0,8 %. O café teve acréscimo de 3 % na área, mas espera-se retração de 13,4 % no total produzido. A produção de tomate deve cair 5,6 %, com redução de área de 4,3 %. O trigo já tem 2,1 % a menos de área, o que deve impactar com diminuição de 14,8 % no volume produzido.

Saldo positivo – A previsão é positiva, no entanto, para as culturas de soja (7,4 %), cana-de-açúcar (3,5 %), mandioca (9,3 %), arroz (12,1 %), banana (30 %) e laranja (1,3 %). Ambas as culturas contam ainda com elevações, entre 3 % e 13 %, na área a ser colhida nesta safra.

Brasil – A estimativa da safra nacional totaliza 199,7 milhões de toneladas, 3,6% superior à obtida em 2014, de 192,8 milhões de toneladas. Segundo o IBGE, a previsão de março em relação a fevereiro cresceu 139,2 mil toneladas, ou seja, 0,1%).

A estimativa da área a ser colhida é de 57,3 milhões de hectares, 1,7% maior que a área colhida em 2014, de 56,3 milhões de hectares e 0,2% maior na comparação com fevereiro. Arroz, milho e soja, os três principais produtos deste grupo, somados representaram 91,6% da estimativa da produção e responderam por 85,5% da área a ser colhida.

Produção de milho deve diminuir 8,2 %, em relação ao ciclo anterior Foto: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

*Casamento de Toninha Campos e Fábio*

Toninha Campos e Fábio selaram seu amor em uma bela cerimônia! O casal se casou no último sábado, dia 26, em uma celebração íntima...

Força Tática recupera carro furtado durante operação no Santa Rita

Carro havia sido furtado em setembro, onde indivíduo foi localizado durante a manhã desta segunda-feira, 28.

Ciclista avança sinal vermelho e provoca acidente no centro de Três Lagoas

Ciclista e carro se envolveram em batida, no cruzamento da rua Oscar Guimarães com a Av. Olinto Mancini na tarde desta segunda, 28.