Política – 19/03/2012 – 15:03
No noroeste paulista, a repórter Daniela Golfieri foi conferir as pontes que ligam o estado de São Paulo a Mato Grosso do Sul e a Minas Gerais.
A grade de proteção caiu e o conserto não inspira confiança.
Atravessar a ponte que liga São Paulo a Minas Gerais, na região noroeste paulista, é enfrentar buracos e asfalto precário.
Em outro ponto da travessia entre os dois estados, em Icém, o asfalto está em boas condições.
Mas vista de baixo, a ponte, construída na década de 70, está deteriorada, com ferragens à mostra.
Ir para outro estado vizinho, Mato Grosso do Sul, também é um transtorno.
Entre Castilho e Três Lagoas, a pista está cheia de remendos e desníveis.
O motorista tem que passar sobre uma usina hidrelétrica e é neste ponto que a situação está mais complicada.
Em vez de reparos, uma placa de alerta para os motoristas.
Em outro ponto de divisa com o mesmo estado, paisagem de lavoura: pés de milho e algodão crescem ao longo das muretas.
Brotaram de sementes que caíram dos caminhões.
É o sinal da falta de manutenção em uma das maiores pontes fluviais do país.
Construída sobre o Rio Paraná, ela liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A ponte tem quase quatro quilômetros de extensão e quem passa por ela percebe: a estrutura precisa de melhorias.
Tudo é gigantesco. Menos o cuidado.
Na obra, que custou R$ 500 milhões, há buracos e muito mato.
“Pintura, asfalto e iluminação são precários.
Tem muito buraco e muito remendo mal feito”, alerta o gestor ambiental Heller Nogueira.
Um contraste com a importância estratégica para as exportações.
Pela ponte passam também trens, que carregam principalmente soja até o Porto de Santos. Falta também segurança, que faz o local virar uma atração perigosa.
Turistas se arriscam na linha dos trens.
A falta de cuidado com as pontes nas divisas de São Paulo pode interromper a travessia de muita gente.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela ponte que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul, afirmou que vai contratar uma empresa para recuperar o asfalto e limpar as pistas.
Sobre os problemas nas rodovias estaduais, o DER de São Paulo declarou que abriu licitação para instalar novas grades na ponte que liga São Paulo a Minas.
Segundo o DER, uma nova ponte entre São Paulo e Mato Grosso do Sul está em construção.
E a empresa Transbrasiliana, que administra BR-153, entre São Paulo e Minas Gerais, afirmou que faz inspeções anuais e que tem um projeto para a recuperação da ponte.
Fonte: G1