02/01/2015 – Atualizado em 02/01/2015
Por: Correio do Estado
Reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do óleo diesel, que atualmente é de 17%, para 12% no Estado será uma das primeiras prioridades da equipe econômica do governador Reinaldo Azambuja. O anúncio foi feito ontem pelo governador, em cumprimento a uma promessa realizada ainda em campanha. Azambuja destacou que os estudos já começaram a ser feitos e que pretende, ainda, estudar o corte de alíquota do etanol, para incentivar o setor produtivo em Mato Grosso do Sul.
A alíquota do diesel já é menor nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás, o que derruba a competitividade do combustível em MS, já que os motoristas abastecem nos estados vizinhos.
O etanol ainda não tem índice definido de redução, e a questão também será discutida em reunião de Reinaldo Azambuja e os produtores, para garantir que a vantagem chegue ao bolso do consumidor, diminuindo também o preço na bomba. “Não adianta reduzir alíquota se o preço final não cair”, comentou o governador.