26/12/2014 – Atualizado em 26/12/2014
Dificuldade de crédito e aumento do dólar e inflação afetaram crescimento.
Perfumaria e cosméticos, calçados e brinquedos tiveram maiores altas.
Por: G1
O levantamento preliminar com lojistas de shopping centers indicou que as vendas neste fim de ano cresceram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), em pesquisa com 150 empresas de varejo que reúnem 7,5 mil lojas.
De acordo com a entidade, quando são consideradas as mesmas lojas que já operavam no Natal de 2013, o patamar de vendas foi igual ao do ano passado, ou houve queda. O desempenho deste ano foi afetado pela dificuldade dos consumidores de acesso ao crédito após o aumento de juros; pelo aumento do dólar, que encareceu produtos de vários segmentos; e pela alta inflação e pela insegurança em relação às medidas econômicas que o governo irá adotar em 2015.
De acordo com o levantamento, os segmentos que apresentaram maior crescimento em vendas em relação ao Natal de 2013 foram os de perfumaria e cosméticos (alta de 10%), calçados (9,5%), brinquedos (9,5%), óculos, bijuterias e acessórios (9%), vestuário (8,5%), joias e relógios (8%) e eletroeletrônicos e eletrodomésticos (4,5%).
Do total de compras realizadas em shopping centers, 55% foram pagas com cartões de crédito e débito, 25% foram pagas com cartão próprio ou carnês de lojas, 10% com cheques e 10% com dinheiro.
Ainda de acordo com a Alshop, neste Natal as lojas de shoppings contrataram 135 mil temporários, 2% a mais que no mesmo período do ano passado. Desse total, em torno de 15% ou 20 mil pessoas devem ser contratadas de forma definitiva para suprir futuras expansões. O setor fechou o ano com 1,332 milhão de pessoas contratadas, 2,97% mais que em 2013.
No comércio eletrônico, as vendas estão estimadas em R$ 3,85 bilhões, o que representa uma alta de 25% em relação ao Natal de 2013, segundo estimativa da consultoria E-bit.