22.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Sem acordo, Grécia terá de deixar zona do euro, diz porta-voz

Economia – 03/01/2012 – 18:01

A Grécia terá de deixar a zona do euro caso fracasse em alcançar um acordo sobre o segundo pacote de resgate no valor de 130 bilhões de euros com seus credores internacionais, disse o porta-voz do governo, Pantelis Kapsis, nesta terça-feira.

Foi um incomum alerta público por parte do combalido país, que busca recuperar apoio doméstico e possivelmente também dos próprios credores, sobre as duras medidas.

“O acordo de ajuda precisa ser assinado, do contrário, ficaremos fora dos mercados, fora do euro”, disse Kapsis à Skai TV. “A situação ficará bem pior.”

A Grécia está correndo contra o relógio para chegar a um acordo com a União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e credores privados sobre detalhes de um plano de resgate antes de um grande vencimento em março. O país corre risco de declarar default caso não haja acordo até aquela data.

Atenas e seus parceiros da UE têm repetidamente descartado uma saída da zona do euro, o que poderia afundar ainda mais o bloco numa crise, evitando dizer que esse é um cenário possível.

Mas importantes autoridades gregas, que precisam aprovar reformas impopulares para chegarem a um acordo de resgate, têm alertado nos últimos dias que o retorno da dracma seria um “inferno” e que o país precisa se apegar a medidas de austeridade para evitar isso.

Inspetores da UE, do FMI e do Banco Central Europeu (BCE) devem chegar a Atenas em meados de janeiro para detalharem um novo plano de resgate acertado em princípio por líderes da UE em outubro, a fim de evitar que a Grécia dê calote e saia da zona do euro.

Fonte: UOL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo antecipa 13º do Mais Social e beneficia mais de 42 mil famílias em MS

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37.973.700,00 para quem mais precisa.

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

Durante entrevista, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.