30.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de outubro, 2024

CESP fará teste de redução de vazão em Porto Primavera de 26 a 28 de setembro‏

25/09/2014 – Atualizado em 25/09/2014

A operação atende solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico e visa manutenção dos reservatórios

Por: Assessoria Cesp

O déficit de chuvas que tem marcado este ano as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste está causando afluências desfavoráveis nas bacias hidrográficas dessas regiões. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está adotando medidas que objetivam minimizar os impactos negativos que as baixas afluências estão trazendo para a geração de energia elétrica. Para isso, o Operador conta com o apoio das empresas de geração. Foi dentro desse contexto que o ONS solicitou à CESP a realização de testes de redução de vazão a jusante da Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) para minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para atender a política do ONS, a CESP – Companhia Energética de São Paulo vai realizar nos dias 26, 27 e 28 de setembro testes de redução de vazão mínima a jusante da Usina Porto Primavera, conforme autorizações obtidas na Agência Nacional de Águas – ANA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. A água economizada com a redução das vazões deverá ficar armazenada nos reservatórios a montante, atenuando a redução de seus níveis.

100 m³/s a cada hora

A vazão a jusante da usina será reduzida de 4.300 m³/s para até 3.000 m³/s. A operação será realizada com a diminuição de 100 m³/s a cada hora, das 8 h às 13 horas, durante os três dias do teste. Entre as 13 h e 18 horas as equipes técnicas da CESP farão a avaliação do teste e a estabilização das vazões. A fase seguinte só será realizada após a análise e confirmação das condições favoráveis de jusante por parte das equipes da CESP.

A Companhia vai monitorar os efeitos da redução de vazão a jusante de Porto Primavera durante os testes e após sua conclusão. O trecho de influência do teste chega a 28 km, a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema. Caso as equipes da Empresa constatem impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, os órgãos gestores dos recursos hídricos e do meio ambiente serão avisados e poderá haver a suspensão imediata da redução de vazão e reversão ao patamar anterior.

Informações

A realização dos testes está sendo divulgada para os órgãos de imprensa da região e para os órgãos gestores, usuários dos recursos hídricos e população em geral. A população poderá obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da CESP, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficarão disponíveis também no site da CESP.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diretora-presidente da Agehab fala sobre construção de 192 casas em Três Lagoas para a Rádio Caçula

Maria do Carmo Avesani relatou os desafios e parcerias para viabilizar as novas moradias populares na cidade, com previsão de início das obras para 2025.

Moto furtada em setembro é recuperada pela Força Tática no Jardim Guaporé

Indivíduo de 18 anos foi detido durante ação nesta quarta-feira, 30 também com algumas porções de drogas.

Primeira edição da Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem em Ribas é realizada neste domingo

O evento esportivo será realizado no dia 3 de novembro, com início às 7 horas no Parque do Ipês, devendo reunir cerca de 500 participantes nas modalidades de caminhada de 3 km e corrida de 5 km.