Saúde – 10/03/2012 – 09:03
Após a confirmação do primeiro registro da dengue tipo 4 em Mato Grosso do Sul, a diretora de vigilância em saúde de Campo Grande, Márcia Dalfabro, alertou nesta sexta-feira (9), que existe o risco de uma epidemia de dengue no estado.
A última epidemia da doença foi registrada em 2010.
“Nunca entrou o vírus tipo 4 em Mato Grosso do Sul, é a primeira vez.
A população está sem proteção ao tipo 4, todo estão sujeitos a ter este tipo da doença”, afirma.
De acordo com a diretora, todas pessoas que tiveram os tipos 1, 2 e 3 da doença podem ser infectados pelo quarto tipo do vírus.
Apesar dos registros de dengue terem diminuído nos últimos anos, a diretora alerta para que a população continue com as ações de prevenção da doença.
Não jogar lixo em terrenos baldios e recolher vasilhames que acumulam água são alguns dos procedimentos que diminuem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
A diretora ressalta que o tipo 4 da dengue se manifesta da mesma forma que os outros tipos, porém, por ser um novo sorotipo, a possibilidade de uma nova epidemia é maior.
“A evolução clínica da doença é igual aos outros tipos, o maior problema é que não pela análise clínica não dá para diferenciar qual o tipo do vírus”, comenta a diretora.
Os dois pacientes confirmados com o tipo 4 do vírus eram moradores do Jardim Eliane e Conjunto Parati, mas a diretora afirma que em toda a cidade haverá intensificação nos trabalhos.
Não haverá reforço no número de agentes de saúde porque, de acordo com a diretora, não houve aumento no número de notificações.
Dados
No último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no dia 3 de março, constam 250 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo 89 em Campo Grande.
Os municípios considerados prioritários em relação a prevenção contra a doença são: Mundo Novo, Laguna Carapã, Rio Negro, Três Lagoas, Corumbá, Taquarussu, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis.
Fonte: G1