09/09/2014 – Atualizado em 09/09/2014
Por: Assessoria
O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Pascoal Secco, esteve com alguns diretores, visitando a feira Pró Genética – Programa da melhoria da qualidade genética do rebanho bovino brasileiro, que ocorreu na cidade de São Francisco de Sales – Minas Gerais. O evento, voltado aos processos de qualidade genética do rebanho bovino, foi uma parceria com a ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu e contou com o apoio dos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão-de-obra rural.
Os objetivos do programa, além de aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, através do uso de touros melhoradores, proporcionaram ao pequeno e médio produtor rural, diversas possibilidades de aumento de renda, através da produtividade e consequentemente, da qualidade do seu padrão social.
Para Pascoal Secco, a feira foi muito produtiva pois “estabeleceu uma conexão real e contínua entre os segmentos da produção de genética especializada e proporcionou ótimas compras e oportunidades”, ressaltou.
Pascoal falou também que a idade mínima dos touros comercializados eram de 20 a 42 meses. “Isso é bom, pois o produtor utiliza de imediato. O animal passa por exame, peso mínimo de acordo com a raça, idade, entre outros fatores. Os pecuaristas puderam ter acesso à genética de qualidade”, conclui.
Touros P.O
Sabendo que os touros provenientes de plantéis de seleção acumulam genética melhoradora, a feira possibilitou a compreensão desses processos, além de oferecer aos participantes, a garantia do registro genealógico como Puros de Origem , atendendo algumas especificações como: exame andrológico positivo, atestando sua qualidade como reprodutor, exame negativo para brucelose e tuberculose, peso mínimo de acordo com raça e idade.
Parceria
O Sindicato Rural irá tentar firmar uma parceria com a Famasul para fazer uma feira em Três Lagoas, do mesmo perfil da realizada em São Francisco de Sales, que irá oferecer animais de potencial genético registrados pela ABCZ. A feira poderá ser feita dentro da Expotrês ou em época separada. A ideia está sendo estudada pela diretoria.
-
Content section component