27.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de dezembro, 2024

Amamentar no peito até um ano reduz internação

Entretenimento – 02/01/2012 – 13:01

Já era consenso entre os pediatras que a amamentação exclusiva até os seis meses de vida é o melhor remédio contra infecções. Mas um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que o benefício é ainda maior para crianças mais velhas.

Bebês com idade entre nove meses e um ano que receberam pelo menos uma dose diária de leite materno tiveram um risco 48% menor de serem hospitalizadas por pneumonia, de acordo com a pesquisa. “O leite materno tem cerca de 250 substâncias que protegem o organismo das crianças, como anticorpos e anti-inflamatórios”, afirma o autor da pesquisa, Cristiano Siqueira Boccolini.

Boccolini lembra que o leite também fornece aos bebês uma proteína importante para o sistema imunológico. “Ele tem imunoglobulina A- secretória (IgA), substância que recobre a mucosa e protege o organismo contra vírus e bactérias.”. O estudo teve como base o prontuário médico de quase 25 mil crianças internadas com pneumonia no País.

Países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, apresentam altas taxas de infecções entre crianças pequenas. Segundo o Ministério da Saúde, a pneumonia é responsável pela maioria das internações e mortes em menores de um ano.

“Grande parte disso tudo poderia ser evitada com uma medida bastante simples: a amamentação”, diz a diretora do Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno da Unifesp, Ana Cristina Freitas Abrão.

O levantamento da Fiocruz também mostrou que o leite materno tem efeito positivo na prevenção de infecções em menores de seis meses, reduzindo em 38% o risco de internações hospitalares nesta faixa etária.

Fonte: Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trump promete medidas contra LGBTs e cartéis no início de 2025

Em um discurso para jovens conservadores no Arizona, Donald Trump prometeu tomar medidas drásticas contra o que chamou de “loucura transgênero” em seu primeiro...

Emendas parlamentares beneficiam ONGs de proteção animal na região pantaneira

Duas ONGs de proteção e resgate de animais na região pantaneira receberam emendas parlamentares no valor de R$ 50 mil cada, liberadas na última...

Produção de cloro no Brasil cresce 5,4% em 2024

Entre janeiro e outubro de 2024, a produção de cloro no Brasil aumentou 5,4%, totalizando 913,6 mil toneladas, em comparação com 866,6 mil toneladas...