28 C
Três Lagoas
domingo, 20 de abril, 2025

Assessoria de Comunicação envia nota, mas não esclarece dúvidas sobre “Jatobá”

17/10/2013 – Atualizado em 17/10/2013

Márcia Moura, Vickie Vituri e Gabriela Carvalho da assessoria de comunicação não se pronunciaram sobre o problema ou mesmo procuraram a reportagem da Rádio Caçula para explanar as dúvidas sobre o assunto

Por: Marco Campos

Através da matéria divulgada pela Rádio Caçula nesta semana, a reportagem procurou respostas e outros esclarecimentos para saber quais as providências seriam tomadas por parte da Prefeitura Municipal – Gestão Márcia Moura – em relação ao abandono do “Jatobá”, considerado um ponto turístico em Três Lagoas.

A prefeita Márcia Moura, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri e a chefe da assessoria de comunicação da prefeitura não se pronunciaram sobre o problema de abandono da árvore centenária que está abandonada em um terreno, conforme foi mostrado neste portal de notícias.

Conforme a jornalista do departamento de comunicação, Marjory Sichito, a diretora Vicki não quis se pronunciar sobre as denúncias apresentadas. Na nota oficial enviada a redação da Rádio Caçula, a chefe do Poder Executivo não comentou sobre o caso e nem mesmo a chefe de sua assessoria de comunicação, Gabriela Carvalho que tem como objetivo divulgar as obras da atual administração e também sanar possíveis problemas e soluções que possam afetar diretamente ou indiretamente a gestão atual.

Mas nada disso foi feito e sim, foi emitido pela comunicação uma nota falando sobre os tramites legais que foram tomados para fazer a retirada da árvore na época e que a árvore será entregue a população no aniversário da cidade em 2014.

Dúvidas como a paralisação da restauração do monumento e outros detalhes que foram citados nas matérias deste site anteriormente não foram respondidas ou citadas.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, derrubou o antigo pé de Jatobá, conservado como Patrimônio Histórico de Três Lagoas até 14 de março de 2013, quando a prefeita Marcia Moura (PMDB) revogou o Decreto de 4 de maio de 1982, do então prefeito Lúcio Queiroz Moreira (1979-1982).

A derrubada da árvore em 28 de maio de 2013 seguiu parecer técnico da Doutora em Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, Maria José Neto.

A Doutora da UFMS, em seu parecer, recomenda “a remoção da planta inteira para evitar possíveis acidentes, uma vez que se encontra em via pública”.

Devido à impossibilidade de continuar preservando esta histórica árvore, apesar da atenção especial de conservação e zelo dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se fez necessária a adoção de medidas para a derrubada do Jatobá.

As medidas começaram a ser providenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir da assinatura e publicação do Decreto nº 098/2013, de 14 de março último.

Ao assinar o referido Decreto, a prefeita Marcia Moura fundamentou sua decisão no parecer técnico que diz o seguinte: “a referida árvore apresenta botanicamente aspecto de planta que pode ser considerada ‘morta’ ou em completo estado de sonescência, uma vez que a casca encontra-se em processo de apodrecimento, inclusive com espaços que permitem observar que o cerne também está em processo avançado de decomposição”, concluiu a doutora e professora do Campus Três Lagoas da UFMS.

A previsão é que o monumento seja entregue em junho de 2014, mês de aniversário de Três Lagoas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS/MS
(67)3929-9962
(67)3929-9960

Márcia Moura; Vickie Vituri e Gabriela Carvalho

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com previsão de chuva até domingo (20), Defesa Civil emite alerta amarelo e orienta sobre riscos e atendimentos

O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou...

Suspeito do 8º feminicídio do ano morre em confronto com o Choque

O principal suspeito pelo 8º caso de feminicídio, registrado em Mato Grosso do Sul neste ano, morreu em confronto com policiais do Batalhão de...