Saúde – 15/02/2012 – 13:02
Na manhã desta Quarta Feira (15), a Rádio Caçula entrevistou o Afrânio Azambuja que é Coordenador da Caps A.D.(Álcool e Drogas) e a Thais Emiliano que é coordenadora do Caps 2.
Na Caps A.D. o tratamento é feito por método medicamentoso e não medicamentoso. O tratamento medicamentoso é feito a partir do diagnóstico médico, que analisa o paciente e assim prescreve a medicação indicada. Para quem toma medicação controlada, o acompanhamento é realizado pela Drª Carolina. O paciente já leva para casa o medicamento correspondente ao seu tratamento.
Já o tratamento não medicamentoso é feito através de reuniões de auto-ajuda, oficinas de artes e fisioterapias.
Para fazer parte dos tratamentos na instituição basta apenas o interessado procurar o CAPS. Não é necessário encaminhamento médico, basta apenas o interessem em seguir o tratamento oferecido pelo CAPS. Caso ocorra o desinteresse por parte do individuo, a equipe da Caps A.D é incapaz de ajudar.
Para que o tratamento seja eficaz, o paciente deverá seguir todo o procedimento pelo período necessário para a sua cura, e o apoio familiar é muito importante, pois muitas vezes o conflito familiar causa recaídas, deixando o temor de agressividade por parte dos dependentes alcoólicos e químicos. Muitas dessas pessoas chegam ao instituto já em estado avançado de dependência tornando assim o tratamento mais difícil e demorado.
Em época de festas, as recaídas se tornam mais frequentes, por isso a equipe da CAPS alerta os pacientes em tratamento necessitam de vigilância constante e o mais importante é o apoio da família.
Já a Caps 2 funciona para pacientes com sintomas mentais como esquizofrenia, depressão, pessoas com distúrbio bipolar e etc.
O acolhimento é da mesma forma que a Caps A.D, em caso de pessoas que ligam para ir até o paciente, a equipe vai até o devido local e faz o diagnostico. Se o caso for grave, o paciente tem a opção de recorrer o tratamento ou não, lembrando que, nenhum paciente é obrigado a aceitar o tratamento.
A internação é acompanhada por uma psiquiatra, mais a importância do trabalho em equipe juntamente com a família é de extrema importância para o paciente. Se o caso não for grave, a pessoa é encaminhada para o CEM(Centro Especializado Médico).
As duas Caps, tem funcionários especializados, que estão pronto para atender com todo carinho, atenção e amor ao seus pacientes.
Endereço da Caps A.D.:Rua Bruno Garcia Nº 3172 Jardim Primaveril Telefone: (67)3929-1783
Endereço da Caps2: Av. Eloy Chaves (antigo cartório eleitoral) Centro.
Telefone: (67)3929-1570
Fonte: Caroline Pires / Redação / Caroline Pires