28.5 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

Oposição pede abertura de inquérito contra Mantega

Política – 14/02/2012 – 15:02

Senadores de partidos da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff vão entrar na tarde desta terça-feira com uma representação no Ministério Público (MP) para que seja instaurado um inquérito que apure a conduta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, no caso do ex-presidente da Casa da Moeda. Luiz Felipe Denucci foi demitido após denúncias de que recebia propina de fornecedores do órgão em empresas sediadas em paraísos fiscais.

A oposição quer que o MP apure se houve improbidade administrativa por parte do ministro, que admitiu ter sido alertado sobre as atitudes irregulares de Denucci. Mantega, no entanto, afirmou que as acusações não tinham embasamento e não quis comprometer a modernização da instituição, trabalho para o qual Denucci fora contratado. O ex-presidente da Casa da Moeda foi indicado pelo PTB.

Na manhã de hoje, senadores tentaram votar um requerimento de convite para que Mantega comparecesse à Comissão de Assuntos Econômicos para se explicar. A sessão, no entanto, foi cancelada por falta de quórum. Os parlamentares estavam na reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, onde Mantega também era convidado para fazer uma apresentação sobre a conjuntura econômica internacional.

Ainda há requerimento de igual teor na Comissão de Meio Ambiente da Casa, mas a reunião marcada para hoje também foi cancelada por falta de quórum. A orientação do Planalto é que os governistas barrem a ida de Mantega ao Congresso.

Outro requerimento, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pede a realização de uma audiência pública com Mantega e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para debater as medidas econômicas de combate aos efeitos da crise internacional e a gestão orçamentária. A oposição poderá usar esse convite para inquirir Mantega a respeito do caso Casa da Moeda.

Fonte: Jornal do Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após roubar e agredir a própria avó de 73 anos

Polícia Civil atuou rapidamente e deteve suspeito que tentou vender celular de idosa.

Brasilândia está entre os municípios de MS com mais infrações trabalhistas análogas à escravidão

Região se destaca em levantamento do Ministério do Trabalho, que identificou 163 autos de infração no município

MSGÁS anuncia projetos em chamada pública do programa de incentivos

Seis entidades socioassistenciais, culturais e de esportes foram selecionadas pelo Comitê de Patrocínio da MSGÁS e vão receber recursos do programa de incentivos fiscais...