23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro, 2024

Funasa capacita trabalhadores da reciclagem

10/07/2013 – Atualizado em 10/07/2013

Funasa capacita trabalhadores da reciclagem em Campo Grande

Por: Assessoria

Na última segunda-feira, a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNASA) participou de uma reunião na Secretaria de Assistência Social de Campo Grande, juntamente com outros órgãos, para discutir o que foi levantado durante as visitas realizadas às cooperativas de reciclagem de Campo Grande entre os dias 18 e 24 de junho.

Nessas visitas foram diagnosticados inúmeros problemas e deficiências nas cooperativas, tais como falta de maquinários, equipamentos, instalações e veículos adequados para todas as etapas envolvidas na coleta e reciclagem de materiais.

“Em algumas cooperativas pudemos ver que as instalações não tem prensa, em outras, vimos que os trabalhadores não tem como mover ou transportar o material prensado, e em algumas, o barracão que serve de abrigo para os materiais não é adequado, pois não protege de chuvas, por exemplo, e isso dificulta muito o trabalho dessas pessoas”, afirma o técnico da FUNASA de MS, Gregório Corrêa, que esteve presente na reunião.

Problemas sociais também foram detectados, como a falta de documentação pessoal, analfabetismo, risco de contaminação de solos onde as cooperativas estão montadas, além de crianças sem creche e indígenas sem a documentação. Ainda segundo Gregório, a FUNASA de MS pretende agregar a Fundação Nacional do Índio (Funai) ao Grupo de Trabalho, para tratar da situação dos indígenas encontrados sem documentação.

O trabalho com os trabalhadores será realizado pelo Serviço de Saúde Ambiental (SESAM) da FUNASA de MS, através de projetos de capacitação e educação ambiental e saúde, onde serão orientados sobre a organização das cooperativas, o uso correto do equipamento de proteção individual, como fazer a coleta seletiva de forma correta; orientações preventivas sobre a destinação adequada do material que não pode ser reciclado, e a importância do uso dos equipamentos de segurança para evitar contaminação, tanto deles mesmos quanto dos ambientes onde as cooperativas estão instaladas.

Para o Superintendente da FUNASA de MS, Pedro Teruel, esse é um grande passo para as pessoas que vivem da reciclagem. “Vamos proporcionar conhecimento para que essas famílias alcancem a estabilidade financeira através da regularização do trabalho de reciclagem em Campo Grande, pois as cooperativas só podem receber recursos se estiverem organizadas e legalizadas.”

Algumas das propostas envolvem órgãos como a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), que deve atuar na melhoria de escolaridade dos trabalhadores. A Secretaria de Assistência Social (SAS) deve criar um Programa Municipal de Sociedade Sustentável, Empreendedorismo e Economia Solidária, incluir as famílias nos projetos sociais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e em programas de transferência de renda como o Bolsa Família.

Existe ainda a sugestão de criação de um pacto de cooperação entre todos os órgãos envolvidos, para que a execução dos projetos tenha continuidade, mesmo após a mudança da gestão atual.

As propostas do Grupo de Trabalho serão apresentadas durante a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 26 e 27 de julho, em Campo Grande (MS).

Foram diagnosticados inúmeros problemas e deficiências nas cooperativas, tais como falta de maquinários, equipamentos, instalações e veículos adequados para todas as etapas envolvidas na coleta e reciclagem de materiais.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar recupera motocicletas irregulares no Condomínio Arara, em Três Lagoas

Na tarde desta terça-feira (24), a Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação no Condomínio Arara, localizado no Residencial Novo Oeste, que resultou...

Lula renova mensagem de esperança e defende democracia em pronunciamento de Natal

Lula renova mensagem de esperança e defende democracia em pronunciamento de Natal Na noite desta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez...

Casal sofre fraturas graves em acidente e lamenta imprudência no trânsito em Três Lagoas

Um casal está se recuperando em casa após sofrer graves fraturas em um acidente de trânsito na noite de 15 de dezembro, em Três...