29.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de dezembro, 2024

Três Lagoas vai ampliar ala para tratamento de câncer no Auxiliadora

09/07/2013 – Atualizado em 09/07/2013

Por: Cristiane Sagioratto

A diretora da Rádio Caçula, Toninha Campos, entrevistou na manhã desta terça-feira (09), o médico especialista em oncologia, José Márcio Figueiredo. Na oportunidade, a apresentadora abordou algumas dicas quanto aos cuidados que as mulheres devem tomar na prevenção do câncer de mama, foi abordado também os tipos de cânceres e projetos voltados à doença para o município.

Segundo o médico, a cidade tem grande capacidade para abrigar projetos voltados no combate ao câncer. O dinamismo, contingência populacional e gestão altamente eficiente que a Administração Municipal vem demonstrando são um dos fatores que contribuem para a vinda de uma ala maior para oferecer tratamento aos pacientes cancerígenos na cidade.

O médico informou que ele e sua equipe estão com um projeto público em desenvolvimento que já está sendo dirigido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação a ampliação da ala que oferece tratamento aos portadores de Câncer, que será implantado em Três Lagoas, o médico informou que o projeto vai contar com uma diretoria clínica médica junto com a direção do Hospital Auxiliadora. A previsão de inauguração é em 2015.

“Nós queremos fazer de Três Lagoas uma cidade referência em oncologia no Centro Oeste do país”, ressaltou o médico.

O médico informou que mais de 80% dos casos de câncer já foram tratados em Três Lagoas. A quimioterapia oferecida aos pacientes treslagoenses é por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece o tratamento no Hospital Auxiliadora.
“O mesmo tratamento que é dado em Barretos e em São José do Rio Preto é o mesmo oferecido no município. Já o tratamento de radioterapia, os pacientes se deslocam para Campo Grande para dar continuidade no tratamento”, disse o médico.

Somente no município, o médico atende em média 60 pacientes diagnosticados com a doença.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Auxiliadora,no ano passado a Unidade de Saúde atendeu 3962 pacientes diagnosticados com câncer. Já neste ano, foram contabilizados até o mês de maio, 1247 pacientes atendidos no setor de oncologia.

Prevenção da doença

O médico informou ainda durante a entrevista com a diretora da Rádio Caçula, Toninha Campos, que o uso de utensílios plásticos em forno microondas soltam uma substância que é cancerígena, chamada PBA Free, que é um produto da degradação do plástico aquecido, que solta substâncias cancerígenas.

A orientação do profissional de saúde é que se a pessoa for consumir uma lasanha pré pronta, o prato plástico que acompanha o produto deve ser retirado para que o mesmo seja consumido.

O médico ressaltou ainda que todos os casos de cânceres têm cura e o tratamento de cada paciente é individualizado. Ele informou que 80% dos casos são curados. “Assim que o diagnóstico da doença é dado ao paciente, ele já fica abalado emocionalmente e o apoio da família nesse momento é fundamental”, destacou o médico. Cabe ao médico olhar com carinho para o paciente e orientá-lo quanto ao tratamento adequado, para que ele se sinta seguro para dar continuidade no tratamento.

Mesmo em casos de doenças não curáveis, Dr. José Márcio ressalta que ele e sua equipe oferecem tratamento de qualidade, para que o paciente possa viver com qualidade de vida, principalmente nos casos de cânceres de mama e próstata. “O paciente tem que estar voltado à doença com pensamentos positivos e a fé ajuda muito no tratamento e o apoio da família é fundamental no processo de cura”, destaca o médico.

Currículo Dr. José Márcio Barros de Figueiredo

O médico José Márcio Barros de Figueiredo é graduado em medicina pela Universidade Estácio de Sá/UNESA;
Residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Residência médica em Cancerologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
Ele fez estágio em Oncologia Clínica no Sylvester Comprehensive Cancer Center em Miami e estágio em Oncologia Clínica no Hospital Israelita Albert Eistein, Estágio em Oncologia Clínica no Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)-USP e é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

A previsão de inauguração da ampliação da área de ancologia na Unidade de Saúde é em 2015, como informou o médico oncologista, Dr. José Márcio Figueiredo em entrevista com a diretora da Rádio Caçula, Toninha Campos, na manhã desta terça-feira. Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ChatGPT lança função de “chamada de vídeo” com Papai Noel

O ChatGPT anunciou uma nova função para os usuários do plano Plus, permitindo fazer "chamadas de vídeo" com Papai Noel. Para quem usa a...

Hemosul faz apelo por doações de sangue para enfrentar baixa nos estoques durante o fim de ano

A Rede Hemosul MS está em alerta devido à queda significativa nos estoques de sangue, situação que se agrava tradicionalmente neste período festivo de...

Brasil enfrenta crise com 727 pontes em condições críticas, similar à que colapsou entre TO e MA

A queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que liga Aguiarnopólis (TO) e Estreito (MA), na tarde de domingo (22), pode não ser um...