28/06/2013 – Atualizado em 28/06/2013
Por: Mídia Max
Sem-terra e assentados promovem ‘junho vermelho’ em Mato Grosso do Sul e bloquearam sete pontos de três rodovias federais do Estado nesta sexta-feira (28) para reivindicar reforma agrária e mais investimentos nos assentamentos. Já há confirmação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de congestionamentos de mais de 10 km.
São três pontos na BR-163: na altura do quilômetro 100 em Itaquiraí, do 407 em Nova Alvorada do Sul e do km 630 em São Gabriel do Oeste; a BR-267, na altura do km 7 em Três Lagoas, e do km 302 em Campo Grande (saída para São Paulo) próximo ao Assentamento Estrela; e dois na BR-060, no Km 550 em Nioaque, e na região de Figueira, entre Sidrolândia e Campo Grande.
Em São Gabriel do Oeste, o bloqueio já causa congestionamento de aproximadamente três quilômetros.
A PRF está se deslocando para todos os pontos para tentar conversar com os manifestantes para saber quais são as reivindicações e tentar negociar para que o trânsito não fique o tempo todo bloqueado. A intenção é conseguir a liberação ao menos a cada 15 ou 20 minutos.
Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em relação ao bloqueio entre Nova Alvorada e Anhanduí , a reinvindicação é a agilidade na desapropriação da Fazenda Nazaré.
A área de 2,500 hectares está na Justiça para o processo de desapropriação. O Incra alega que o que a entidade pode fazer já está feito, agora é só aguardar a decisão judicial. O recurso para a desapropriação já foi encaminhado pela União para o Instituo, aproximadamente R$ 16 milhões e aguardam o final da negociação. Caso algum problema ocorra o dinheiro volta para a União.