31.5 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Condutor pode transferir pontos de CNH se não cometeu infração

28/06/2013 – Atualizado em 28/06/2013

Por: G1/MS

Com a constante fiscalização no trânsito, às vezes o dono de um veículo pode ser surpreendido por multas de infrações que não cometeu. Se outra pessoa que dirigiu o carro foi multada, o dono pode optar pela transferência de pontos da carteira de motorista. Mas é preciso prestar atenção nas regras determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A mudança de pontos de uma Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) para outra pode ser feita em até 15 dias depois da notificação. Esse procedimento é chamado de identificação de condutor infrator. Para isso, quem dirigia o veículo na hora da infração e o dono do carro têm de preencher um formulário e levar ao órgão de trânsito.

Também é preciso levar duas cópias da CNH de quem estava ao volante e a cópia de um documento do dono do veículo. Se o condutor não puder ir ao órgão de trânsito, o dono deve levar o formulário preenchido e com firma reconhecida, em cartório, das assinaturas dos dois. O formulário está disponível na página do Detran-MS.

A mudança não pode ser feita em todos os casos. Quando a infração é cometida por causa de algum problema no veículo, como extintor vencido ou lanterna queimada, os pontos não são transferidos e vão para o dono. O mesmo acontece quando um menor está ao volante.

De janeiro a maio deste ano, foram identificados 860 condutores infratores em Campo Grande. No ano passado foram 1,8 mil.

No ano passado, 1,8 mil condutores infratores foram identificados.Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Equipe de transição entrega relatório final ao Prefeito eleito, Cassiano Maia

O relatório será enviado ao órgão de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo o cumprimento das normas legais e a transparência nas ações de governo.

Residência no bairro Paranapungá é alvo de disparo de arma de fogo

Na noite desta sexta-feira (20), uma residência localizada na Rua Duque de Caxias, no bairro Paranapungá, em Três Lagoas, foi atingida por um disparo...

Adolescente é flagrado conduzindo motocicleta furtada no bairro São João

Na tarde deste sábado (21), por volta das 14h11, a Força Tática da Polícia Militar de Três Lagoas realizou a apreensão de um adolescente...