28.5 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

STF volta a julgar Lei da Ficha Limpa

Política – 13/02/2012 – 18:02

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) vão analisar a validade da lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano na quarta-feira. O julgamento já tinha sido iniciado, mas foi interrompido em dezembro, quando o ministro Antonio Dias Toffoli pediu vista do processo.

Na quarta-feira, o julgamento recomeça com a apresentação do voto de Toffoli. Até agora, já foram registrados dois votos favoráveis à aplicação imediata da lei da Ficha Limpa.

Um deles foi do relator, o ministro Luiz Fux, que votou pela legalidade, mas quis alterar partes do texto relativas aos casos em que o político renuncia para não perder o mandato. Depois, voltou atrás. O outro voto a favor da medida foi do ministro Joaquim Barbosa, que reforçou a necessidade de moralização na política brasileira.

Três entidades acionaram o STF para que nas eleições de 2012 não haja problemas como em 2010, quando muitos políticos ficha-suja conseguiram assumir mandatos por decisão judicial. O STF determinou que a lei, aprovada em 2010, só poderia seria aplicada depois de um ano em vigor.

Além da aplicação da lei, os ministros também deverão analisar outros questionamentos. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu uma declaração de constitucionalidade dos pontos da medida, enquanto o PPS deseja que a lei seja aplicada a fatos anteriores à sua edição.

O Conselho Nacional dos Profissionais Liberais também acionou o Supremo e quer a anulação da regra que torna o candidato inelegível por oito anos.

A Lei da Ficha Limpa é resultado de um projeto popular apoiado por mais de 1,6 milhão de eleitores. A proposta visa melhorar o perfil dos candidatos. De acordo com a lei, não podem se candidatar pessoas com condenações por órgãos colegiados.

Fonte: band.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasilândia está entre os municípios de MS com mais infrações trabalhistas análogas à escravidão

Região se destaca em levantamento do Ministério do Trabalho, que identificou 163 autos de infração no município

MSGÁS anuncia projetos em chamada pública do programa de incentivos

Seis entidades socioassistenciais, culturais e de esportes foram selecionadas pelo Comitê de Patrocínio da MSGÁS e vão receber recursos do programa de incentivos fiscais...

Cidadania inicia formação sobre gênero no ambiente prisional

“Decolonizar o olhar” é a proposta que abre a reflexão sobre gênero e diversidade que a Secretaria de Estado da Cidadania começou a levar...