29.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

OAB de MS destaca importância em denunciar casos de tortura

26/06/2013 – Atualizado em 26/06/2013

OAB de MS destaca importância em denunciar casos de tortura

Por: Assessoria

A Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1997, o dia 26 de junho como o Dia Mundial de Combate à Tortura. A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Eliana Leandro Dias, explica que a data representa uma homenagem às pessoas que sofreram práticas da tortura e um alerta pela reafirmação da condenação coletiva de todos os tratamentos cruéis, desumanos e degradantes.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 afirma que ninguém poderá ser submetido à tortura, nem a tratamento desumano ou degradante. “A Comissão da OAB/MS participa nacionalmente do combate ao desrespeito aos parâmetros da democracia. Aos ditames Constitucionais realizamos um trabalho que une forças, na defesa do progresso humano, na proteção do sofrimento profundo, angustioso e doloroso que insulta o direito de cidadania”, comenta a advogada.

Com a contribuição de especialistas de diferentes áreas, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos lançou, em 2006, o Plano de Ações Integradas de Prevenção e Combate à Tortura no Brasil (PAIPCT). Esse instrumento sistematiza um conjunto de ações que é apresentado aos Estados com vistas a constituir uma agenda de políticas públicas e de procedimentos articulados no âmbito municipal, estadual e federal.

O PAIPCT tem como objetivo fortalecer e ampliar estratégias de prevenção e combate à tortura nos estados, prover diagnóstico sobre tortura nacional, via monitoramento de locais de privação de liberdade, monitorar locais de privação de liberdade de responsabilidade do estado e fomentar a ação dos Conselhos e Comissões de Direitos Humanos. “Infelizmente, a tortura ainda está presente em nosso país e é de extrema importância que as pessoas denunciem”, completa Eliana Leandro.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 afirma que ninguém poderá ser submetido à tortura, nem a tratamento desumano ou degradante.Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar acionada por furto de fios em loja maçônica na Vila Haro

Na manhã deste domingo (22), a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto de fios elétricos e cobre do sistema de ar-condicionado de uma...

Mesa Diretora e novos representantes do CMAS tomam posse em cerimônia oficial

Os membros foram empossados através do decreto nº. 1000 de 10 de dezembro data de publicação em 16 de dezembro de 2024, publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) edição nº 3738.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.