21/06/2013 – Atualizado em 21/06/2013
Por: Assessoria
A direção do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, a exemplo do que já foi implantado na unidade de Pronto Antendimento (PA), começou os preparativos para implantação de novo sistema de acolhimento à população que procura atendimento de emergência e urgência no Pronto Socorro.
É o chamado Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR), seguindo as normas e instruções contidas na Portaria 1.863, do Ministério da Saúde, com o objetivo principal de se colocar em prática ações técnicas de resolutividade imediata, sem esquecer o importante lado social e humano dos procedimentos.
Para tanto, a direção do Hospital Auxiliadora promoveu reunião com a equipe de enfermeiros envolvidos no atendimento do Pronto Socorro, gerentes e coordenadores do próprio Hospital e pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, que presta serviços de Urgência e Emergência.
“Essa modalidade de ACCR, há pouco mais de três meses foi implantado no PA e vem obtendo resultados satisfatórios, reduzindo até o número de encaminhamentos ao Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora”, informou o coordenador de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde, Marlúcio Moura.
“As mudanças entre os usuários e os próprios profissionais da Saúde já estão obtendo resultados positivos no fluxo de atendimento à nossa população, porque o ACCR tem objetivo de ser uma forma técnica e humanizada de atendimento no nosso Postão, melhorando a qualidade que também leva em conta a necessidade de cada paciente”, comentou Marlúcio.
Na triagem e avaliação inicial em que se ouve o usuário e se faz aferição de pressão arterial e medição da temperatura corporal, o paciente recebe classificação por cores (vermelho, amarelo, verde ou azul) que identificam a prioridade de atendimento e não mais a ordem de chegada.
O ACCR, que deverá ser implantado gradativamente no PS do Hospital Auxiliadora, consiste na classificação de risco, por meio de triagem e diagnóstico inicial, que levam em conta o que o paciente está sentindo através da fala e dos sinais vitais que apresenta.
Essa visão técnica inicial, que determina a classificação de prioridade ou não de atendimento, não é diagnóstico médico, mas atendimento inicial, especializado e humanizado, voltado à necessidade de cada paciente.
O sistema do ACCR identifica a prioridade de atendimento do paciente por meio de cores. Essa prioridade vem sendo adotada nas principais unidades de Saúde de atendimento de urgência e emergência de todo o Brasil.
“As cores não são discriminação de atendimento, mas identificação de prioridade. Felizmente, nossa população está aceitando bem e se mostrando solidária, porque passa a entender quem deve ser atendido antes aquele que mais precisa”, observou Marlúcio.
CLASSIFICAÇÃO
Pelas cores se procede a Classificação de Risco e a previsão de tempo de espera de cada paciente, conforme consta a seguir: Vermelho exige atendimento imediato, porque existe risco de morte; Amarelo mostra que o atendimento é o mais rápido possível, porém não existe risco imediato de morte e exige avaliação periódica no tempo de espera por procedimento médico; a cor Verde identifica pacientes que têm direito e necessidade de atendimento prioritário sobre consulta simples, no caso, crianças, gestantes e idosos; e a cor Azul identifica os pacientes que precisam de atendimento, mas de baixa complexidade e pouco risco.