20/06/2013 – Atualizado em 20/06/2013
Por:Assessoria
O Departamento de Cultura abre na próxima segunda-feira (24), a exposição “Festa Baile”, na Biblioteca Municipal Rosário Congro, localizada à orla da Lagoa Maior.
A exposição do chargista e artista plástico, Antônio Carlos Nicolielo, retrata pinturas de festas em diversos cenários diferenciados. Ao falar da exposição, o artista Nicolielo explica: “Busquei cenários de algumas telas antigas e coloquei o povo para dançar na colheita, na rua, com leques, na feira”. Vinte telas compõem a mostra da “Festa Baile”.
Para assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri “o objetivo do Departamento é proporcionar uma múltipla diversidade de linguagens artísticas à população. Nicolielo é um artista renomado e de sucesso, vale a pena explorar e tornar conhecido seu trabalho em nossa Cidade”, destaca Vickie.
“Em certa altura da vida, quando quase tudo e nada fizemos em matéria de arte, devemos dançar, com corpo e pincéis. A dança lubrifica as veias da criatividade e o que se vê são cores e paisagens em movimento”, expressa Nicolielo.
NICOLIELO
O artista Nicoliello, morou durante alguns anos em Três Lagoas, nasceu em Nova Europa (cidade onde ele reside atualmente). Iniciou sua atividade profissional em Bauru (SP), trabalhando como repórter, redator e chargista político dos jornais Folha do Povo, Jornal da Cidade e Diário de Bauru.
Foi também Diretor de Arte do Departamento de Marketing do Banco Noroeste do Estado de São Paulo, Editor de Arte da Revista Noroeste, ilustrador das revistas Visão, Veja, Status, Viaje Bem, Futuros/Agronegócios e da Bolsa Mercantil & Futuros São Paulo.
Nico, como é conhecido, foi chargista e ilustrador de jornais como Diário de S. Paulo, Diário da Noite, Folha de S. Paulo e Folha da Tarde. No exterior, publicou em países como Alemanha, Canadá, Grécia, Alemanha, Bulgária e Polônia.
Em 1985 foi escolhido e premiado pela Comissão Editorial Europeia como um dos mais importantes cartunistas do mundo (Skona Skant – 170 Cartoonister – Bra Brocker Editora – Suécia).
Desde 1998 é filiado ao Cartoonist & Writers Syndicate e ao The New York Times Syndicate, que distribuem seus trabalhos para mais de 150 publicações no mundo todo.
Tem obras no Museum of History, em Bonn (Alemanha); House of Humor, em Gabrovo (Bulgária); Museum of American Life, em Hartford (EUA); Museum of Cairo (Egito); Museo do Humor de Galícia (Espanha). Em 2005, expôs seus trabalhos na Galeria Lafayette, em Paris, durante o “Ano Brasileiro na França”.
Com um estilo próprio, de linhas elegantes e cores vivas, Nicolielo chamou a atenção do diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp), com uma mostra individual no instituto no final da década de 70.
Atualmente, Nico é artista contratado do “Cartoonist & Writers Syndicate” e “New York Times Syndicate”, que distribuem seus trabalhos para mais de 150 jornais no mundo todo. É também colaborador do jornal “The New York Times”.
A exposição é organizada pela artista Branca Tanaka e estará aberta à visitação até o dia 5 de julho, das 7h às 17h.