20/06/2013 – Atualizado em 20/06/2013
Por: Araçatuba News
A menina Vitória Ester Kuriyama, 11 anos, que teve 70% do corpo queimado após a explosão de um frasco de álcool usado para acender uma churrasqueira, morreu nesta quarta-feira (19), em um hospital de Marília.
O acidente aconteceu em 28 de maio, dia do aniversário da garota, no bairro Vila Alba, em Araçatuba. Desde então, ela se recuperava em um hospital especializado vítimas de queimaduras. O enterro está previsto para acontecer em Andradina, onde mora parte da família.
Vitória teve queimaduras de segundo e terceiro graus em praticamente 70% do corpo. O pai dela, de 39 anos, uma irmã de 12 anos, foram queimados, mas sem gravidade e já tiveram alta médica.
De acordo com a polícia, o incidente foi provocado após a explosão de um frasco plástico de álcool. O pai da menina estaria colocando álcool para aumentar o fogo no carvão da churrasqueira quando teria ocorrido a explosão do frasco.
A aniversariante que estava perto da churrasqueira foi atingida pelo recipiente de álcool em chamas. O fogo teria se espalhado pelo corpo da menina, segundo apuraram policiais militares. Desesperado, o pai da menina abraçou a filha na tentativa de apagar o fogo, momento em também foi queimado. A irmã de 12 anos se feriu ao tentar ajudar a apagar o fogo no corpo da criança.
UTILIDADE PÚBLICA
Segundo o Corpo de Bombeiros, queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns e caracteriza-se por lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo como a pele, cabelos, pêlos, o tecido celular subcutâneo, músculos, olhos entre outros. Geralmente são causadas pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes.
DICAS IMPORTANTES
- Nunca manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos e churrasqueiras;
- Investigue vazamentos de gás;
- Feche a válvula do botijão de gás antes de sair de casa e antes de ir dormir;
- Mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical;
- Não utilizar álcool engarrafado diretamente sobre o fogo, na forma de jato, pelo risco de explosão;
- Nunca considere uma queimadura sem importância;
- Fogo e bebida não combinam. Evite essa associação.