31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Número de mortes entre profissionais da mídia sobe em 2011

Geral – 31/12/2011 – 12:12

Mais de 100 jornalistas e outros profissionais da mídia foram mortos em 2011, mais do que no ano passado, apontou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) nesta sexta-feira, pedindo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ajuda na proteção da profissão.

A violência contra a mídia foi mais grave no Paquistão, no Iraque e no México. Em cada um desses países ocorreram 11 mortes neste ano. Um dos mortos no Iraque foi um jornalista freelancer que trabalhava para a Reuters, Sabah al-Bazee.

No total, 106 profissionais da mídia foram mortos em 2011, contra 94 em 2010. Além disso, 20 jornalistas ou outros funcionários do setor morreram em acidentes ou desastres naturais, segundo a federação.

A maioria dos citados pela FIJ era jornalistas que faziam coberturas de guerras ou conflitos. Também entre as vítimas estavam cinegrafistas, motoristas e membros de equipes jornalísticas.

A FIJ, sediada em Bruxelas, na Bélgica, afirmou que o volume de mortes em 2011 se deve ao fracasso de governos em proteger jornalistas e punir os responsáveis pela violência contra eles.

A FIJ representa mais de 600 mil jornalistas em 131 países.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.