Política – 09/05/2013 – 10:05
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) votou na noite de terça-feira (07/05) a favor da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado Federal, que estabelece regras para a criação, a incorporação e o desmembramento de municípios.
A urgência foi aprovada com 399 votos favoráveis, 19 contras e uma abstenção, sendo que o mérito da matéria ficou para a próxima terça-feira (14), pois o texto ainda depende de negociações devido à apresentação de emendas.
O deputado sul-mato-grossense enfatizou que votou pela urgência por conhecer a realidade do interior do país, no qual existem distritos muito distantes da área sede do município, o que “cria uma barreira entre os moradores destes locais e a administração da cidade, além de dificultar o crescimento econômico do distrito”.
Também há casos, segundo Otsubo, em que uma área localizada longe da sede municipal começa a gerar muitas riquezas, criando condições adequadas para a emancipação.
Otsubo sempre defendeu a emancipação de localidades, tanto que desde 1982 atuou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul como presidente da Comissão Especial de Divisão Territorial, que teve como resultado a criação no Estado das cidades de Santa Rita do Pardo, Figueirão e, indiretamente, Paraíso das Águas.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação