25.4 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Site divulga lista com mais de 200 acusados de tortura na ditadura

Entretenimento – 31/12/2011 – 08:12

O site da “Revista de História da Biblioteca Nacional” divulgou na noite de ontem uma lista com 233 nomes de acusados de tortura durante a ditadura militar.

Ela faz parte do acervo pessoal do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), que será doado ao Arquivo Nacional, no Rio, no próximo dia 3. A revista teve acesso exclusivo ao acervo –que inclui fotos e cartas familiares– e publicará parte dele em sua edição de janeiro.

A lista faz parte do documento “Relatório da 4ª Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, de fevereiro de 1976.

Segundo a revista, ela foi elaborada em 1975 por 35 presos políticos que cumpriam pena.

Entre eles estavam Hamilton Pereira da Silva, hoje Secretário de Cultura do Distrito Federal, José Genoino, ex-presidente do PT e assessor do Ministério da Defesa, e Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos.

A relação já havia sido publicada em 1978, pelo semanário alternativo “Em Tempo”.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Paper Excellence Brazil doa R$ 550 mil para instalação de Banco de Leite Materno no Hospital Auxiliadora

O recurso doado pela Paper Excellence permitirá a aquisição de equipamentos essenciais para o hospital, como sistemas de óxido nítrico, incubadoras, poltronas hospitalares para aleitamento materno, ventiladores, monitores multiparâmetros e equipamentos para fototerapia, entre outros.

Previsão do tempo promete calor e chuva nesse domingo

Segundo informações do Tempo Agora, Três Lagoas terá um domingo marcado por altas temperaturas e significativa chance de chuva. Os termômetros devem registrar mínima...

Governo antecipa 13º do Mais Social e beneficia mais de 42 mil famílias em MS

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37.973.700,00 para quem mais precisa.