38 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

Governo quer agilizar doação de terrenos da União a estados e municípios

Geral – 31/12/2011 – 08:12

O governo federal pretende modernizar o sistema de controle dos terrenos públicos para garantir mais rapidez aos pedidos de doação feitos por estados e municípios.

“Queremos ser mais ágeis, para dar resposta mais rápida ao cidadão. O pedido varia de acordo com cada caso, mas o prazo não é satisfatório”, disse a secretária de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Paula Motta.

Para isso, foi desenvolvido um plano estratégico para aperfeiçoar a gestão dos patrimônios públicos da União. No documento, constam dez desafios até 2014.

Segundo a secretária, o governo federal manterá o sistema de doação de terrenos da União, em 2012.

Ela informou que o trabalho iniciado este ano terá continuidade durante todo o mandato da presidenta Dilma Rousseff.

“O modelo de doação de terrenos é um dos carros-chefe da política atual. O governo está voltado para fazer com que a terra pública sirva de base para políticas de interesse social”, destacou.

A iniciativa visa a acelerar o desenvolvimento das políticas públicas. Cerca de 12,2 milhões de metros quadrados de terrenos da União foram doados em 2011 para construção de habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida e para ações de regularização fundiária. Quinze mil famílias de baixa renda foram beneficiadas.

Mais 138 imóveis foram destinados para apoiar políticas de cultura, transporte, saneamento e habitação de interesse social, além de projetos para ampliação ou instalação de órgãos públicos.

Em 2011, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) realizou cerca de 450 atos de destinação de imóveis para a administração pública federal.

Entre eles estão doações, entregas, cessões de uso gratuito e oneroso, arrendamentos e permissões de uso dos imóveis da União. Todas as unidades da Federação foram beneficiadas.

A secretaria também repassou 1,7 milhão de hectares na Amazônia ao Ministério do Meio Ambiente para a regularização fundiária de seis unidades de conservação de uso sustentável.

Entre elas está a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, no município de Gurupá, área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.(

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito é preso em flagrante por furto de fios elétricos em clube no Vila Nova

Indivíduo, conhecido como "Di', e também por crimes similares, foi detido com ferramentas usadas no furto.

Vitória Barreto coloca Três Lagoas entre os melhores do Brasil nos jogos da juventude

Três Lagoas segue se destacando no cenário esportivo nacional. A cidade, representada pela atleta Vitória da Silva Barreto, conquistou o vice-campeonato no arremesso de...

Gerson Claro e a consolidação de uma liderança política em MS

A política sul-mato-grossense tem presenciado o fortalecimento de figuras que se destacam pela capacidade de diálogo, articulação e resultados concretos. Gerson Claro (PP), presidente...