Saúde – 07/02/2012 – 16:02
Daniel Mendes da Silva, do SAMU veio responder as perguntas da audiência e tirar as dúvidas da população em relação ao excesso de perguntas que são feitas a população antes do atendimento.
Luis Fernando Baldino Lopes, Diretor Técnico e Médico do PAB também respondeu as perguntas no programa Toninha Campos e ajudou a solucionar alguns maus entendidos entre a população.
E finalmente, Daiane Divina Duarte, Enfermeira e Coordenadora do PAB, que explica que:
“A grande problemática do PAB é o grande número de atendimentos por dia, mas problemas organizacionais não temos. Todos são orientados em prestar um atendimento humano e feito de acordo com a necessidade e urgência de cada caso, sendo definidos os prioritários”, explica. “Outra dúvida comum é por que todos os atendimentos têm que ser centralizados no PAB, isso é feito para haver uma triagem e direcionamento especializado”, conclui.
Daniel Mendes da Silva, do SAMU também explica o motivo das perguntas no momento em que é feito o atendimento. “As perguntas são feitas pelo Ministério da Saúde e foram feitas para o atendimento começar no momento da ligação, onde a equipe já se prepara para o atendimento e as perguntas evitam atendimentos “trote””, explica.
“Tem sempre muitas reclamações das perguntas mas elas são feitas para melhorar o atendimento e são feitas para auxiliar o diagnostico e encontrar a localização do acidente”, acrescenta.
Luis Fernando Baldino Lopes, Diretor Técnico e Médico do PAB também deu alguns detalhes de novidades no campo médico em Três Lagoas.
“Estamos com algumas novidades com um mesmo médico atendendo sempre as mesmas pessoas, numa continuidade e com tratamentos em longo prazo, privilegiando a prevenção das doenças com melhorias na alimentação, exercícios e hábitos negativos, como fumo e álcool”. Finaliza.
Fonte: Matheus Guimarães Góes / Benê Soares