Política – 13/03/2013 – 18:03
Os educadores atuarão como multiplicadores para os professores do Município com o intuito de alfabetizar crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental
O secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan, da Prefeitura de Três Lagoas, participou do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Mato Grosso do Sul durante o 1º Encontro de Formação de Orientadores de Estudos, em Campo Grande, de 4 a 8 março.
O evento reuniu 224 profissionais de Educação do Estado, sendo seis professoras da Rede Municipal de Ensino (Reme) que atuarão como multiplicadoras para os professores de Três Lagoas. O trabalho é voltado para a alfabetização de crianças até os oito anos de idade com o intuito de melhorar os índices de aprovação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A formação tem foco na alfabetização e letramento para alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental I da REME e também das duas Escolas de Campo. O curso teve duração de 40 horas e em Três Lagoas serão desenvolvidas atividades em seis grupos de estudo com orientação das tutoras para 157 professoras com estudos sobre teoria, prática, metodologia e trabalhos voltados para educação inclusiva.
O curso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e terá duração de dois anos, sendo atividades com foco na Língua Portuguesa em 2013 e Matemática, em 2014.
Também participaram do lançamento do PNAIC o deputado estadual, Eduardo Rocha (PMDB) e a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa.
PNAIC em Três Lagoas
Em Três Lagoas as tutoras serão coordenadas pela Assessora Educacional e Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes e pelo formador do polo, representando a UFMS, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos.
Cada orientadora ficará responsável por um grupo de estudo e cada professor cursista receberá um kit com livros de literatura, jogos pedagógicos e material de apoio, além de ajuda de custo no valor de R$ 200 mensais.
No município o PNAIC irá beneficiar 1.280 alunos do 1º ano; 1.582 alunos do 2º ano e 1.447 alunos, totalizando 4.309 alunos (matriculados até fevereiro de 2013).
Em Três Lagoas, o trabalho será desenvolvido pelas orientadoras Vivian Rosa Garcia de Almeida; Maria Célia Santos Nunes; Isabel de Lourdes Lopes Borges; Neuza Inácio da Silva; Vera Lúcia Nogueira de Medeiros e Miriam Vieira Batista.
O que é o PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado entre governo federal, governos estaduais e do Distrito Federal e prefeituras para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade ao fim do 3º ano do ensino fundamental.
Fonte: Assessoria de Comunicação