Política – 07/03/2013 – 08:03
Levar informações às autoridades do interior sobre a importância da garantia do exercício pleno dos advogados e conscientizar a classe advocatícia para o registro de denúncias de violação dos direitos profissionais. Estes são os principais objetivos da Caravana das Prerrogativas, que percorreu nessa terça (5) escritórios, Poder Judiciário e a Polícia Civil de Três Lagoas (MS). A caravana, promovida pela Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (CDA), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou ainda palestra de orientação a profissionais e acadêmicos.
“A leitura do estatuto da Ordem é necessária para todo advogado. Conhecer as legislações e doutrinas dos tribunais de Justiça e órgãos competentes é fundamental porque muitas vezes o profissional desconhece suas prerrogativas”, disse o membro da CDA e palestrante Rodrigo Correa do Couto. O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, ressaltou que a intenção é estar ao lado do advogado para defender seus interesses, desde que seja cumpridos seus deveres. “Os profissionais do Estado precisam saber que têm o apoio da Ordem e da CDA para os amparar. A caravana também tem o papel de despertar nas autoridades esse compromisso de respeito à classe advocatícia”.
Para a advogada Cristiane Campos Burati, que atua há 12 anos em Três Lagoas, a palestra serviu para o reforço dos deveres e direitos da classe, principalmente porque os próprios profissionais desconhecem muitas prerrogativas. “Durante o dia participei de algumas visitas e foi essencial para mostrar ao sistema jurisdicional a atuação da OAB no sentido de respaldar os operadores do Direito. No dia a dia nos preocupamos mais com a parte processual e esquecemos das prerrogativas, que são importantes para o exercício da profissão. Esse debate hoje foi muito produtivo”, disse ela.
Para a secretária-geral da CDA, Carolyne Garcia Terra Dittmar Duarte, a caravana representa também uma troca de experiências entre os advogados. “Esclarecemos dúvidas e levamos informação para que o profissional do Direito possa exercer o trabalho de forma digna”. O presidente da Subseção da OAB de Três Lagoas, Luiz Henrique de Lima Gusmão, avaliou como proveitosa a visita da Seccional. “Tivemos a oportunidade de conhecer questões e situações que acontecem com mais frequência na Capital e a iniciativa de fazer reuniões com os juízes serviu para estreitarmos ainda mais as relações”, finalizou.
Além dos advogados da região, participou do evento o diretor-tesoureiro da OAB/MS, Jayme Neves Neto, que também atua na cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa – OAB/MS / Divulgação