Política – 23/02/2013 – 09:02
Devido à antecipação de horas e do conteúdo programático, encerrou-se na tarde desta sexta-feira (22) o curso preparatório de vereadores e assessores, realizado em Campo Grande, desde o dia 20.
“Atendendo ao pedido de alguns vereadores, alguns estavam há 600 quilômetros de distância de seu município, e ainda com a aprovação da maioria, optamos por adequar o horário e conteúdo curso, sem comprometer o cronograma e a proposta da capacitação”, enfatizou o organizador do curso Edmilson Dudu Barbosa.
“Nós começamos este curso mostrando quais são as funções essenciais dos vereadores. Ontem, falamos da função legislativa, qual o procedimento, a prática legislativa dentro da Câmara, que é o processo legislativo e hoje continuamos, informando sobre as atividades essenciais deles, com outro tema, que é a fiscalização do poder Executivo, quer dizer a função de controle da administração pública, exercida pelos vereadores”, destacou o palestrante Vergílio Mariano de Lima.
Para o presidente da Câmara de Três Lagoas, vereador Jorginho do Gás, avaliou como positivo o curso, principalmente para os vereadores de primeiro mandato que participaram em todos os períodos, tendo um bom aproveitamento. “A empresa entrou em contato comigo, com projeto para capacitação de vereadores e assessores, eu conheço a empresa, que faz um trabalho sério, de qualidade. Enfim, estou contente que quase todos os vereadores vieram e os que não vieram é porque tinham um compromisso já assumido, mas terão outros que poderão estar fazendo”, destacou Jorginho.
O vereador Marcus Bazé também aproveitou para se inteirar mais sobre os assuntos envolvendo o Legislativo Municipal, sobretudo, no que se refere a parte de legislação. “Não são todos os vereadores que têm o conhecimento jurídico e até os que têm, não têm o específico da legislação. Então, é muito válido saber os limites e deveres dos vereadores, o que é ou não permitido. A falta de preparo, de conhecimento, pode incorrer o legislador em erro”, frisou o vereador.
“Foi um curso muito bom. Aprender é sempre importante e pudemos ter acesso a informações úteis para o exercício do nosso mandato”, complementou o vereador Nilo Candido.
Para alguns parlamentares, como o vereador Nuna Viana, que recentemente também exerceu a função de presidente da Câmara, o curso serviu como uma troca de experiência com colegas de outros municípios.
Na oportunidade, aproveitando o momento de debate, Nuna esclareceu algumas dúvidas sobre assuntos como cota parlamentar, portal da transparência, dando exemplos e falando do entendimento e pareceres do Tribunal de Contas em certas situações.
No total, representantes de 13 municípios do estado, entre vereadores e assessores, participaram da capacitação, na capital.Gislene Almeida
Fonte: CMTLS / Divulgação