Saúde – 13/02/2013 – 16:02
Foto: Divulgação
Marshall, de 2 anos, grita por horas em função da dor
Marshall Huburn parece um garoto saudável e feliz, com apenas dois anos de idade. A doce criança sorridente da cidade de Birmingham, Reino Unido, sofre de artrite. Sua mandíbula, coluna, quadris, joelhos, pernas, cotovelos, pés, tornozelos e todos os dedos das suas mãos e pés são motivos de intensas dores para ele.
A cada 12 semanas ele precisa ir ao Hospital Infantil de Birmigham para tomar uma anestesia geral enquanto líquidos são drenados de suas articulações. Ele ainda passa por tratamento quimioterápico semanalmente em casa para aliviar as terríveis dores.
Marshall foi diagnosticado com artrite idiopática juvenil poliarticular com apenas 18 meses de idade. Seus pais ficaram chocados quando tiveram que aceitar que seu filho, ainda um bebê, teria de passar por tratamentos tão severos.
Os efeitos colaterais dos medicamentos incluem insuficiência hepática e renal e até leucemia. “Ele ainda pode andar em alguns dias que se sente bem, mas anda de modo instável e pode cair a qualquer momento. Ele grita por horas”, declarou sua mãe, Hayley Huburn, em entrevista ao britânico DailyMail.
Saiba mais
A artrite idiopática juvenil poliarticular é caracterizada por febre alta e erupções cutâneas passageiras. Quem a descobriu foi George Frederic Still. A doença, apesar de ser detectada primordialmente em crianças, pode afetar mais raramente os adultos.
A sua causa permanece um mistério, embora existam palpites de que possa ser provocada por infecções bacterianas ou por problemas na imunidade.
Fonte: Correio do Estado