Política – 07/02/2013 – 10:02
O deputado federal Giroto (PMDB/MS) foi escolhido, na manhã de hoje (06/02), vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados e coordenador da bancada do partido – composta por 80 parlamentares – junto à Presidência da República para tratar sobre as liberacões de emendas e sobre a execucão do Orçamento da União.
A escolha de Giroto ocorreu dois dias após a eleição de Eduardo Cunha (RJ) para líder do PMDB na Câmara dos Deputados. Giroto apoiou sua candidatura e fez campanha pela eleicão de Cunha, que obteve 46 votos. “Reuni os demais parlamentares do partido, eu e outros deputados que apoiam Cunha fizemos encontros na semana passada e até pouco antes da votacão, no domingo. Defendemos a união do partido como sendo priomordial ao fortalecimento da legenda no Congresso Nacional. Mesmo com a disputa, que sempre é válida no processo democrático, o partido está mais coeso”, completando que por esse motivo a sua indicacão a vice-líder teve opoio unânime dos peemedebistas.
Ao vice-líder, entre outras atribuicões, cabe substituir o líder nas reuniões que definem a pauta de votação da Câmara dos Deputados; passa a ter o direito a usar a tribuna do plenário por mais tempo e representa os 81 deputados do PMDB em decisões da Casa.
Na funcão de coordenador da bancada do partido junto ao Palácio do Planalto, Giroto passa a ser o responsável por apresentar as demandas dos parlamentares à Presidência da República; conversar e cobrar a liberacão de emendas, e viabilizar projetos de interesse de todos os peemedebistas. “Cunha (o deputado Eduardo Cunha) me designou para esta missão, comunicando a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e demais integrantes do Palácio do Planalto que represento o parlamentares do PMDB da Câmara para apresentar sugestões e resolver as pendências referentes ao Orçamento Geral da União. Vai ser um grande desafio, uma responsabilidade enorme que vou cumprir com muita determinação”, destacou Giroto.
Outra atribuicão que a bancada do PMDB deu ao parlamentar sul-mato-grossense é a de integrar o Conselho Político do PMDB. Desta maneira, Giroto participará das decisões da legenda na Câmara, definindo as prioridades e as estratégias de atuação para consolidá-las.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação