Saúde – 01/02/2013 – 13:02
Amigos têm maior influência sobre o que as adolescentes acham do corpo do que mulheres magras presentes na televisão e revistas. De acordo com uma pesquisa da Universidade Internacional Texas A & M, nos Estados Unidos, apenas a desaprovação dos que estão ao seu redor tem um efeito negativo de longo prazo sobre a autoestima. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os cientistas pediram a 237 garotas, entre 10 e 17 anos, para listar os três programas de TV favoritos e para avaliar a aparência das atrizes que fazem parte deles. Também analisaram peso e altura, sentimentos de inferioridade quando se comparam com outras meninas e quantas vezes usam mídias sociais. Todas responderam como se sentem em relação ao corpo e se tinham sintomas de transtornos alimentares. Seis meses depois, o processo foi repetido com 101 participantes do grupo inicial.
“A competição entre amigas é mais saliente ao corpo e a questões de alimentação em adolescentes”, disse o pesquisador Christopher Ferguson. O profissional acrescentou que as mídias sociais, como Twitter e Facebook, trazem preocupação à medida que podem se tornar um novo espaço para bullying. “Pode fornecer uma nova arena para a competição, mesmo que não influencie diretamente os resultados negativos em relação ao corpo”, concluiu.
Fonte: Portal Terra