35.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de novembro, 2024

Saúde realiza busca ativa de criadouros e novos casos de dengue

Saúde – 25/01/2013 – 18:01

Equipe de Agentes de Educação em Saúde visitou residências para localizar criadouros e identificar eventuais novos casos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio do Núcleo de Educação em Saúde, da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou ação de busca ativa de criadouros do Aedes Aegypti e da eventual existência de novos casos de dengue, no período da manhã desta sexta-feira (25).

Para tanto, equipe de 11 Agentes do Núcleo de Educação em Saúde visitou as residências no Bairro Nossa Senhora das Graças, levando material educativo sobre a dengue, conversando com os moradores e orientando as pessoas nos cuidados que todos devemos ter para evitar a doença.

“É um trabalho de rotina que se torna mais intenso e concentrado em determinada área, quando é registrado um caso confirmado de dengue”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.

“Nas visitas que estamos fazendo, procuramos saber se tem alguém da família doente e procuramos saber quais os sintomas para identificarmos se é ou não um caso suspeito de dengue”, explicou Anderson de Souza, quando tocava a campainha de mais uma residência.

Surgindo a suspeita de algum caso da doença, “além da notificação do caso, procuramos orientar a família a procurar atendimento e exames para diagnóstico”, explicou Fernando.

“Procuramos também mostrar às pessoas os cuidados que todos devemos ter para evitar dengue”, completou.

Desta ação de enfrentamento à dengue, participou também o Agente de Educação em Saúde, Benedito Teodoro de Souza. Acompanhamos a visita e a “conversa” , com a dona de casa, Soledade de Souza, conhecida no Bairro com “dona Sula”, residente na Rua Paranaíba. no Bairro Nossa Senhora das Graças.

“Eles são sempre benvindos, porque são pessoas educadas e atenciosas e nos ajudam a estar atentos contra a dengue”, disse dona Sula.

Ao mostrar sobre o perigo de se criarem focos de mosquitos, Teodoro recomendou à dona da casa que “pequeno descuido pode tornar-se foco criadouro do mosquito”.

Apesar de não ter sido localizado qualquer criadouro de dengue, o Agente de Educação em Saúde, mostrou o pote de plástico, colocado no corredor e que recolhe a água do ar condicionado, assim como uma bicicleta em desuso, no quintal da casa com os pneus murchos.

“Ainda não são focos, porque a dona Sula é cuidadosa, mas se descuidar podem ser perigosos”, alertou.

Experiência

Por sua vez, a moradora de uma casa na Rua Bruno Garcia, também no Bairro Nossa Senhora das Graças, Érica Adriana Lemes, ao receber a visita do Agente Francisco Paixão, contou da experiência que teve ao contrair dengue.

“Infelizmente, eu, meu marido e meu filho tivemos dengue. E uma situação insuportável, que nos deixa debilitados e que pode ser perigosa”, resumiu Erica.

“Precisei viajar a Campo Grande, por estes dias. Vocês não imaginam o medo que passei de pegar novamente a dengue. Fico contente, quando recebo a visita do pessoal da Saúde para nos orientar e ver que não passamos perigo, ao menos na nossa casa”, observou.

“O povo precisa estar atento e cuidadoso, mas, grande parte dos moradores continua mal educada, sem cuidados e jogando lixo em qualquer lugar”, lamentou a moradora.

“Esta é uma moradora consciente dos perigos da dengue e que tem nos ajudado muito no nosso trabalho. Há tempos não encontramos aqui qualquer foco de dengue”, disse Francisco Paixão.

“As pessoas estão mais conscientes da responsabilidade que todos temos de enfrentar a dengue. A saída é localizar e eliminar os criadouros”, resumiu o Agente.

“Por isso, somos bem recebidos em todas as casas e são poucas as pessoas que dificultam nosso trabalho”, completou.

Além do uniforme, todos os servidores da Saúde estavam devidamente identificados com crachá.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Rosildo Moura/Assecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fim das redes sociais para menores de 16 anos

O Senado da Austrália aprovou, nesta quinta-feira (28/11), a proibição de redes sociais para menores de 16 anos. A decisão é inédita no mundo....

Em entrevista, Sargento Rodrigues defende regulamentação de bicicletas elétricas e suspensão de radares

Vereador, que foi reeleito para mais um mandato nas eleições deste ano defendeu o uso de display digital nos radares para maior segurança e menos penalizações injustas, segundo ele.

Suspeito de furto é linchado por populares no bairro Vila Alegre

Homem foi levado à UPA com ferimentos antes de ser conduzido à delegacia.