Política – 07/01/2013 – 08:01
No apagar das luzes de 2012, o senador Waldemir Moka (PMDB) teve, de novo, seu nome cotado para disputar a presidência do Senado em fevereiro. Conforme a revista IstoÉ que chega às bancas neste fim de semana, Moka (foto) teria sido convidado pela ala independente do PMDB para enfrentar Renan Calheiros (AL), favorito à sucessão de José Sarney (AP).
É a segunda vez que o sul-mato-grossense tem seu nome sugerido para suceder Sarney. No início de dezembro, a revista Época tinha dado informação semelhante. Moka, à época, teria recusado para evitar que o PMDB se engalfinhasse numa disputa interna.
– “Só saio candidato ao Senado se for indicado pela bancada, sem disputa”, disse, na ocasião, o sul-mato-grossense.
Outro senador da ala independente do PMDB sondado para a disputa foi Luiz Henrique (SC), que declinou do convite por entender que não tinha votos suficientes para disputar a indicação dentro da legenda.
Com Moka e Luiz Henrique fora do páreo, Renan Calheiros deve presidir o Senado pela segunda vez. No primeiro mandato, o alagoano enfrentou denúncias de que teria suas despesas pessoais pagas por uma empreteira. Pressionado, renunciou ao cargo.
Fonte: Marco Eusebio