Política – 26/12/2012 – 09:12
No dicionário a palavra corrupção está definida como “ação ou efeito de corromper, de fazer degenerar; depravação. Ação de seduzir por dinheiro, presentes, levando alguém a afastar-se da retidão; suborno”. Para grande parte dos brasileiros não é necessário consultar um Aurélio para chegar a tal definição, basta olhar o cenário político para saber literalmente o que a corrupção significa.
Na opinião do juiz Federal, Odilon de Oliveira, a corrupção causa sangria aos cofres públicos. “A corrupção reflete na carga tributária, prejudica as classes mais pobres da sociedade. O corrupto é um genocida, o pior dos sebosos, mata por atacado e de maneira cruel. Embolsa o que deveria servir para a saúde, alimentação e o ensino dos necessitados”, disse.
Este ano o Brasil foi palco do maior julgamento da história do Supremo Tribunal Federal (STF), provocado por um escândalo intitulado como mensalão, esquema de compra de votos de parlamentares envolvendo grandes nomes do PT, incluindo ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente da sigla José Genoino. O julgamento ganhou manchetes de jornais do mundo todo e elevou o STF a outro patamar no hall político.
Fonte: Correio do Estado / Foto: Valdenir Rezende