24.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de abril, 2025

Semadesc apresenta potencialidades do setor florestal durante evento, em Três Lagoas

As potencialidades de Mato Grosso do Sul com o crescimento do setor florestal e também da atuação do cooperativismo no Estado foram os destaques da participação do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em evento da Unimed Federação MS, com apoio da OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil) e Unimed Três Lagoas, realizado na noite de sexta-feira (25) na Loja Maçônica João Pedro de Souza.

Durante sua apresentação o secretário Jaime Verruck destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul no cenário nacional da produção de celulose. “Somos o segundo Estado em produção de madeira em tora para papel e celulose, e respondemos por 24% da produção nacional de celulose”, afirmou. Segundo o titular da Semadesc, a consolidação da cadeia produtiva florestal em Mato Grosso do Sul está diretamente ligada ao aumento de áreas plantadas com eucalipto e à ampliação da base industrial florestal, que hoje conta com 30 indústrias e mais de 7 mil trabalhadores.

Verruck ressaltou ainda o impacto econômico positivo que o setor trouxe ao Estado. “Desde 2015, foram prospectados R$ 125 bilhões em investimentos, sendo R$ 65 bilhões somente na atual gestão. Isso é reflexo de uma política pública comprometida com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego”, disse. O setor representa 17,8% do PIB industrial sul-mato-grossense e gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, com forte presença em municípios como Três Lagoas, considerados parte do chamado “Vale da Celulose”.

Fotos: Mairindo de Pauda, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do SAul (Semadesc)

O secretário também apresentou dados sobre a evolução da produtividade e a qualificação da mão de obra na região. “As indústrias têm contratado e formado seus funcionários com até três anos de antecedência, e 86% dessas vagas exigem ensino técnico”, explicou. Para ele, isso demonstra a importância de investimentos em capital humano e em infraestrutura logística para manter a competitividade do estado, que projeta o maior crescimento de PIB do país em 2025, com 4,8%.

urante a apresentação, Jaime Verruck também destacou a relevância do cooperativismo nas estratégias de sustentabilidade do estado, especialmente no contexto das discussões internacionais sobre o clima. Ele mencionou o “Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30”, que reúne propostas como a descentralização do financiamento climático, valorização das comunidades, estímulo à bioeconomia e expansão dos biocombustíveis.”

Fotos: Mairindo de Pauda, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul (Semadesc)

“O cooperativismo é um pilar essencial para promover um desenvolvimento inclusivo e resiliente, alinhado aos compromissos climáticos globais”, afirmou o secretário, ressaltando que Mato Grosso do Sul integra essa agenda com ações concretas voltadas à transição energética e à economia verde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar recebe novas motos para reforçar o patrulhamento em Três Lagoas

Veículos de alta cilindrada serão destinados para a GETAM (Grupamento Especial Tático de Motocicletas), do 2°BPM.

Motociclista é lançado ao chão e carro acaba apreendido em acidente no SetSul

Motociclista ficou ferido após ser atingido por um carro durante conversão no cruzamento. Já veículo foi apreendido por débitos tributários.

Marcos Pollon fala sobre sua trajetória, fé e embates políticos em entrevista à Caçula FM

Deputado Federal por Mato Grosso do Sul, também rebateu algumas acusações e reforçou o apoio à legenda no estado.