26.6 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Adolescente de MS é apontado como um dos chefes de rede de crimes de ódio e desafios violentos na internet

Na última terça-feira (15), a Polícia Civil deflagrou uma operação nacional para desmantelar uma organização criminosa virtual responsável por aliciar adolescentes para práticas ilícitas e de risco, como crimes de ódio, automutilação e violência. As investigações apontaram um adolescente de 14 anos, morador de Campo Grande (MS), como um dos líderes do grupo, ocupando posição de destaque na chamada “engenharia criminosa” da organização.

Coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e participação das Polícias Civis de sete estados, a ação resultou em cerca de 20 mandados de busca e apreensão, duas prisões temporárias de adultos e sete internações provisórias de adolescentes em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

No MS, cinco mandados foram cumpridos com apoio técnico do Núcleo de Computação Forense. Na residência do adolescente suspeito, foram apreendidos celulares, computadores e documentos.

O grupo criminoso atuava em plataformas criptografadas como Discord e Telegram, atraindo jovens vulneráveis com desafios envolvendo automutilação, maus-tratos a animais e discursos de ódio. Os participantes mais engajados recebiam recompensas simbólicas como forma de incentivo.

Os envolvidos podem responder por crimes como associação criminosa, indução à automutilação e maus-tratos a animais, com penas que somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

3ª etapa do Circuito de Corrida Cidade das Águas é cancelada por motivos climáticos

Prova prevista no calendário esportivo de Três Lagoas foi suspensa devido a condições climáticas adversas A 3ª etapa do 1º Circuito de Corrida Cidade das...

LOA 2026 é aprovada na Assembleia e segue para sanção com previsão de R$ 27 bilhões

Deputados analisam 12 projetos durante a Ordem do Dia, incluindo propostas sobre carreiras, meio ambiente, segurança pública e gestão fiscal A Assembleia Legislativa de Mato...

Redução de até 80% no custo da CNH deve diminuir número de motoristas sem habilitação em MS

Detran-MS prevê impacto positivo com novas regras e reforça que exames continuarão rigorosos A queda de cerca de 80% no custo para obter a Carteira...