20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de abril, 2025

Mostra reúne trabalhos de atendidos no programa da Proteção Social Básica, em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, no dia 11 de abril, a “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos”. A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho.

O serviço tem como objetivo a prevenção de situações que possam comprometer os vínculos familiares e sociais dos usuários, visando garantir direitos, promover a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e dos idosos, com base em suas necessidades e potencialidades individuais e sociais. Dessa forma, busca-se prevenir riscos, exclusão e isolamento.

O acesso das pessoas com deficiência e dos idosos a programas de convivência e fortalecimento de vínculos, à rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, transporte especial, programas de acessibilidade, serviços setoriais, defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação, é fundamental.

Além disso, o serviço desenvolve ações de apoio, informação, orientação e encaminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, no exercício da cidadania e na inclusão social, sempre ressaltando a natureza preventiva da ação.

HISTÓRICO DO SERVIÇO

O serviço foi implantado em 2021, inicialmente com a psicóloga Karine, vinculada ao Departamento de Proteção Social Básica, com abrangência municipal.

Em 2022, houve a ampliação da equipe e a descentralização para as unidades do CRAS, com Paula e Mariza, assistentes sociais, assumindo a cobertura territorial. Naquele momento, como o número de usuários ainda era pequeno, cada técnica ficou responsável por três territórios. Mariza atendeu os CRAS: Interlagos, Amélia Jorge e Vila Piloto, enquanto a paula ficou responsável pelos CRAS: Ruth M. Filgueiras, Ana Maria e Elza de Angeli (antigo São João).

Em 2023, o CRAS Elza passou a contar com o apoio de uma nova técnica, Franciely, que auxiliou Paula nos atendimentos da região, contribuindo para o crescimento e a visibilidade do serviço, com a inserção de mais usuários.

Em 2024, com a implementação do Processo Seletivo Unificado, cada CRAS passou a contar com um técnico de nível superior de referência. Além disso, as unidades tiveram seu quadro de educadores sociais ampliado, reforçando o desenvolvimento do serviço.

Atualmente, 77 usuários recebem atendimento das equipes do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos em Três Lagoas.

WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21 (2)
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21 (3)
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.20

Imprimir

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer infraestrutura e fiscalização

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a homologação de quatro importantes licitações para a reforma e ampliação de postos fiscais e bases...

Família encontra adolescente que fugiu de apartamento no Novo Oeste em Três Lagoas; família agradece o apoio da população

Moradores se mobilizaram nas redes sociais para ajudar a localizar Luan Gabriel, de 15 anos, que fugiu durante um surto no bairro Novo Oeste,...

Chove desde a madrugada da Sexta-Feira Santa em Três Lagoas e Defesa Civil está em alerta

Desde a madrugada desta sexta-feira (18), Três Lagoas registra chuva contínuas, com poucos momentos de garoa. Quem saiu pela cidade com a chuva intensa...