22.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de abril, 2025

MS registra 2.891 casos confirmados de dengue em novo boletim

Mato Grosso do Sul já registrou 7.646 casos prováveis de Dengue, sendo 2.891 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (10). Segundo o documento, 7 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 9 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Figueirão, Itaquiraí e Jateí registraram incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim. Entre as vítimas, 3 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 5.738 casos prováveis, sendo 1.230 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 12 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 1 óbito foi confirmado em decorrência da doença no município de Dois Irmãos do Buriti.  A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 14- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 14 – 2025

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura realiza ações em alusão ao Abril Verde para promover a saúde e segurança no trabalho

As atividades são organizadas para envolver servidores públicos municipais, gestores e a população em geral, com foco na valorização da vida, prevenção de acidentes e promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Mutirão da Limpeza continua no bairro Vila Nova com novos pontos de coleta

Os bairros com maior incidência de casos de dengue são priorizados, sendo atendidos antes dos que apresentam menores índices de infestação. A estratégia visa um impacto mais efetivo no controle da doença.

“Amostradinha” três-lagoense vai parar nas redes após ser exposta furtando loja

Vídeo com rosto descoberto foi parar na página oficial da loja, revelando que ela já teria causado prejuízo de mais de R$ 3 mil ao estabelecimento. O caso foi noticiado pela Caçula em Março.