O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (10) que a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump representa tanto riscos quanto oportunidades para o Brasil. A declaração foi dada após um seminário sobre cooperativismo na sede do banco, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, as tarifas unilaterais impostas pelos EUA, especialmente contra produtos chineses, criam um ambiente de instabilidade econômica global, com impactos como inflação, atraso em investimentos e incertezas comerciais. No entanto, setores como a agropecuária e a indústria brasileira podem se beneficiar da reconfiguração do mercado internacional.
Mercadante destacou que o Brasil tem potencial para expandir sua presença global, especialmente em setores ligados à segurança alimentar, beneficiando-se da sua imagem pacífica e boas relações diplomáticas. Ele ressaltou que o país já vem atraindo centros de pesquisa e desenvolvimento em áreas como aviação e veículos híbridos.
Além disso, mencionou a importância do mercado interno brasileiro como um diferencial em um cenário de aumento do protecionismo global, e defendeu o fortalecimento de alianças com países afetados pelas medidas protecionistas dos EUA, como México, Canadá, União Europeia e membros do Sul Global e dos Brics.
Por fim, lembrou que o Brasil sediará a próxima cúpula dos Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro.
Com informações Agência Brasil