32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 17 de abril, 2025

Brasil ocupa o 5º lugar em denúncias de abuso sexual infantil na internet, aponta relatório internacional

Em 2024, o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking de países com mais denúncias de páginas que distribuíam conteúdos de abuso sexual infantil, segundo o relatório da rede internacional InHope. Em comparação a 2022, o país subiu da 27ª para a quinta posição. As primeiras posições são dominadas pela Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

A InHope analisa os dados coletados por 55 canais de denúncia de crimes na internet, conhecidos como hotlines, presentes em 51 países. No Brasil, a SaferNet recebe e contabiliza essas denúncias desde 2006, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Em 2024, o Brasil denunciou mais de 50 mil páginas, das quais 10.823 foram repassadas a hotlines e autoridades de outros países por envolverem vítimas de outras nacionalidades. Além disso, 38.051 páginas com indícios de abuso sexual infantil foram encaminhadas com o uso de ferramentas automatizadas, totalizando 48.874 páginas compartilhadas globalmente.

No ano anterior, 1.155 páginas foram detectadas e hospedadas no Brasil, representando 0,05% do total global. Essas páginas foram analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF para investigação.

A SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias e o Canal de Ajuda (Helpline) para vítimas de violência online.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS reforça segurança penitenciária com novas viaturas blindadas para a Polícia Penal

Mato Grosso do Sul investiu mais de R$ 4,5 milhões na aquisição de 13 viaturas Chevrolet Trailblazer semi-blindadas para fortalecer as operações da Polícia...

Condenado a 10 anos de prisão suspeito de tentar matar enfermeiro à tiros em Três Lagoas

Júri popular condenou Breno Andrade Cardoso por ter atirado em Rogério Nunes da Silva próximo à antiga Mabel, porém poderá recorrer em liberdade.