Cerca de 700 trabalhadores da construção civil participaram, nesta quarta-feira (2), de um evento educativo da campanha Mãos que Constroem, Protegem, realizado em um canteiro de obras no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. A ação, promovida pelo SindusCon-SP e pelo Instituto Liberta, visa conscientizar sobre a importância de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Pesquisa do Instituto Liberta, realizada pelo Datafolha, revela que 68 milhões de brasileiros foram vítimas de violência sexual antes dos 18 anos, com cinco estupros de menores de 14 anos registrados por hora no país.
Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, destacou a importância da parceria com a construção civil para conscientizar a sociedade sobre esse problema grave e pouco discutido. Já Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, ressaltou a baixa informação sobre o tema, mencionando que apenas 26% das vítimas de abuso denunciam o fato.
A campanha, que começou há duas semanas, já treinou mais de 2.200 trabalhadores. Estefan explicou que todas as construtoras e incorporadoras assinaram um compromisso para divulgar a ação, que será permanente e expandida para todos os canteiros de obras da cidade. A iniciativa também conta com apoio de psicólogos e psiquiatras do SenconciSP para atender vítimas e seus familiares.
Com informações Agência Brasil