Na quinta-feira (27), o Senado entregou o Prêmio Bertha Lutz a 19 mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil. O prêmio, instituído em 2001, homenageia a bióloga e feminista Bertha Lutz, que lutou pelos direitos políticos das mulheres e pelo voto feminino. A cerimônia ocorreu no plenário do Senado, com destaque para as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, ambas homenageadas. Montenegro, com mais de 80 anos de carreira, e Torres, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar, foram reconhecidas por suas contribuições à cultura brasileira.
A senadora Leila Barros, presidente da sessão, ressaltou que o diploma é um ato de resistência contra o machismo, a discriminação e a desigualdade salarial. Ela também destacou a importância de mais mulheres na política para garantir que suas demandas sejam atendidas em políticas públicas. Já o senador Eduardo Gomes afirmou que a luta pela igualdade de gênero é uma busca por justiça e equiparação de oportunidades.
A senadora Soraya Thronicke acrescentou que a proteção dos direitos das mulheres deve envolver também os homens, para garantir paridade de gênero.
As 19 homenageadas em 2025 incluíram mulheres de diversas áreas, como a escritora Conceição Evaristo, a atriz Fernanda Montenegro, a juíza Bruna dos Santos Costa Rodrigues e a ativista Tunísia Viana de Carvalho, entre outras. Durante a cerimônia, a juíza Bruna Rodrigues falou sobre os desafios que ainda existem, afirmando que a luta pelos direitos das mulheres transcende questões políticas e é uma causa de direitos humanos universais. Ela também citou a escritora Conceição Evaristo, destacando a importância de abrir caminhos para futuras gerações.
Com informações Agência Brasil