Mato Grosso do Sul dá mais um passo significativo no setor bioenergético, com a cana-de-açúcar dividindo espaço com o milho na geração de energia. O estado conta com 22 usinas operando e gera cerca de 30 mil empregos diretos. O investimento em descarbonização também avança, alinhando-se ao projeto estadual de Carbono Neutro até 2030.
Atualmente, todas as usinas de bioenergia em MS estão certificadas pelo RenovaBio, programa mundial de descarbonização. De 2020 a 2024, a produção de etanol evitou a emissão de 13,7 milhões de toneladas de CO2, equivalente a 89 milhões de árvores plantadas. Na safra 2024/25, o estado registrou uma produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol, mantendo-se como o quarto maior produtor do Brasil.
Esses números foram apresentados pela Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul) na abertura da Expocanas 2025, em Nova Alvorada do Sul. Apesar de uma redução de 5,1% na moagem de cana, totalizando 48,5 milhões de toneladas, a produção de etanol cresceu 10%, com destaque para o etanol de milho, que representou 37% da produção.
A Expocanas, com mais de 120 expositores, é um evento multissetorial que reúne produtores e fornecedores de cana, milho, soja, e sorgo, além de empresas de insumos, máquinas agrícolas e centros de pesquisa. Espera-se a participação de 8 mil pessoas, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis no setor.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância do setor para o desenvolvimento de MS, elogiando a expansão do etanol de milho. Já o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, ressaltou a resiliência do setor, que, apesar das adversidades climáticas, manteve sua produção.
Projeções para a safra 2025/2026 indicam um aumento de 3,5% na moagem de cana e um crescimento de 11% na produção de etanol. A produção de açúcar também deve crescer 30%.
O secretário Jaime Verruck foi homenageado pela Embrapa Agropecuária Oeste e pela TCH Gestão Agrícola pelo apoio à produção canavieira e pelos 10 anos do ‘Ciclos de Seminários Agrícolas CanaMS’.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul e Biosul