34.2 C
Três Lagoas
sábado, 29 de março, 2025

André Bacalá rebate falácias sobre o transporte público em Três Lagoas

Durante entrevista ao programa Toninha Campos, o Secretário de Governo também falou sobre iluminação pública, a construção do novo prédio da Prefeitura e soluções na saúde.

O transporte público municipal segue sendo alvo de polêmica na cidade, depois da divulgação de uma série de vídeos, na internet e redes sociais, que questionam os contratos feito pela Prefeitura de Três Lagoas com a empresa vencedora da licitação, em 2024, e com a antiga empresa que ainda segue prestando o serviço.

O assunto voltou à pauta na última semana, após a Câmara Municipal aprovar, na sessão do dia 18 de março, o subsídio de R$1,5 milhão para a empresa Rabôni. O município foi obrigado a renovar o contrato com a Rabôni, depois que uma medida judicial suspendeu a contratação da empresa vencedora do certame, a Cidade Corumbá. O processo exigiu que o município analisasse a proposta de uma das empresas que participaram da concorrência e adiou o início da prestação do serviço por parte da empresa vencedora.

Em entrevista ao Programa Toninha Campos, na manhã desta terça-feira (25), o Secretário Municipal de Governo, André Bacalá, explicou que “desde 2022, a prefeitura subsidia o serviço de transporte para que a população não fique desassistida, sem atendimento adequado, porque durante a pandemia houve uma queda drástica no número de passageiros, por conta do surgimento de outros meios de transportes, no município. E agora, este aditivo se tornou novamente necessário para cobrir este período que corre o desenrolar do processo judicial”.

Bacalá destacou que a administração pública municipal já atendeu as exigências judiciais e nas próximas semanas a empresa Cidade Corumbá será novamente anunciada como vencedora do certame, assumindo o transporte público municipal, justamente porque permanece com o menor valor oferecido na concorrência. O Secretário Municipal de Governo de Três Lagoas se mostrou indignado com as críticas infundadas que circulam em grupos de mensagens e redes sociais, sobre a situação. “Essas pessoas que ficam espalhando falsas notícias, não contribuem em nada para o progresso da cidade, fazendo alertas vazios de problemas que não existem, é preciso descer do palanque e encarar com responsabilidade os reais problemas do município”, destacou o secretário.

Em um dos vídeos, é citado o valor total do contrato de prestação de serviços ao transporte municipal, que chega a R$ 78 milhões de reais, sob o questionamento de “onde estaria essa quantia”. André Bacalá reforçou que “até o momento nenhum valor foi pago à empresa vencedora da licitação, justamente porque o contrato foi suspenso pela justiça e todos os trâmites também“.

Ainda segundo Bacalá, o projeto do prefeito Cassiano Maia (PSDB) para o transporte público municipal prevê que todos os ônibus estejam equipados com aparelhos de ar-condicionado e a construção de coberturas em todos os pontos de ônibus circular, além de equipamentos para destacar os horários das linhas. O Município também planeja a ampliação do número de linhas e ônibus para atender a população.

Novidades na iluminação pública de Três Lagoas – Durante a entrevista à Toninha Campos, André Bacalá recebeu questionamentos da população e uma delas foi sobre a iluminação pública que tem deixado muitas regiões da cidade no escuro. O Secretário Municipal de Governo afirmou que a administração municipal está debruçada sobre um novo contrato com a empresa terceirizada que ficará responsável pela manutenção dos pontos de luz no município. “Ainda nesta semana findamos o contrato para assinar com empresa privada, para trocar 100% da iluminação pública por lâmpadas de led, iluminação fotovoltaica e a implantação de usinas para gerar energia e reduzir os custos com iluminação pública ao município.”

Foto: Jornal Liberal/Ilustrativa

Novo prédio da Prefeitura de Três Lagoas – O secretário de Governo também foi questionado por seguidores e ouvintes do Grupo Caçula de Comunicação, sobre a possibilidade de Três Lagoas voltar abrigar todos os departamentos e secretarias municipais em um único prédio. São mais de 150 órgãos, repartições e departamentos municipais, que hoje geram um custo alto aos cofres da prefeitura com aluguel de prédios e propriedade particulares.

Bacalá destacou que “o prefeito Cassiano Maia está desenvolvendo um projeto para a construção de uma nova sede da Prefeitura, por meio de uma parceria para a construção do imóvel. Ainda neste ano, o município dará início à obra de construção da nova prefeitura. Pelo menos três terrenos estão em análise para receber a obra”.

Melhorias e soluções no atendimento à Saúde – A Saúde também rendeu algumas questões, principalmente sobre a superlotação na Unidade de Pronto Atendimento e a demora na fila de consultas com especialistas. O Secretário Municipal de Governo reforçou o projeto da construção de uma segunda Unidade de Pronto Atendimento, na região norte da cidade, para desafogar a grande procura na UPA do São João, que fica na região sul de Três Lagoas. Bacalá afirmou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde já está planejando e projetando o sistema de Telemedicina, onde a população poderá contar com a consulta especializada por meio da internet, em casos onde isto for possível.

Foto: Cemig Saúde/Ilustrativa

Com informações Eliane Freitas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga de vizinhas acaba em esfaqueamento na Vila Verde

Vítima recusou atendimento médico e não quis registrar ocorrência.

Idoso é esfaqueado após discussão de trânsito e autor é procurado pela Polícia

Agressor fugiu em bicicleta motorizada após ferir vítima, de 78 anos no Nossa Senhora Aparecida na tarde desta sexta-feira, 28.

Caminhonete incendiada em área de ranchos intriga polícia em Três Lagoas

Veículo foi encontrado destruído próximo ao Condomínio Eloy Chaves, onde origem e motivação do crime são desconhecidas.